Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14208
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Polese, Alessandra Gregolin | |
dc.date.accessioned | 2020-11-17T11:50:54Z | - |
dc.date.available | 2020-11-17T11:50:54Z | - |
dc.date.issued | 2017-10-26 | |
dc.identifier.citation | POLESE, Alessandra Gregolin. Determinantes do desempenho acadêmico na área de negócios: uma análise de variáveis comportamentais. 2017. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14208 | - |
dc.description.abstract | There are many factors that can affect the student’s performance, some of them can be psychological and they can be associated to the teachers’ behavior. This study had the aim to identify whether the behavioral variables influenced the academic’s performance in the Accounting Sciences courses and Administration in a public IES. It is a quantitative and dissertative search. The data were collected in a primary way through a questionnaire based on five psychological constructs: self-esteem, selfefficacy, self-control, optimism and control locus which was applied to seventy-four students from the Accounting Sciences course and fifty-seven students from the Administration course. The main results suggest that: (i) women have the best performance in relation to the men; (ii) the behavioral variable self-control presented a relation with the academic’s performance in the sense that the students who consume alcoholic beverages not only on weekends present an inferior performance in relation to the students who do not consume alcoholic beverages or who does it only on weekends; (iii) the respondent’s age do not influence his/her academic performance; (iv) the behavioral variable self-esteem did not present relation to the student’s performance; and, (v) the academic’s marital status also did not present relation to his/her performance. In general, it was realized that the courses which were the object of this study, the most part of the behavioral variable researched did not present a significant relation to the student’s performance, although in the case of the self-control variable it indicated an influence in the performance. It is possible to realize that think about the consequences of the actions before making a decision and make the best choice compared to the conflicting situations show an allied of the students thus they can obtain the best academic performance. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Padrões de desempenho | pt_BR |
dc.subject | Avaliação do comportamento | pt_BR |
dc.subject | Desempenho - Análise | pt_BR |
dc.subject | Performance standards | pt_BR |
dc.subject | Behavioral assessment | pt_BR |
dc.subject | Performance - Analysis | pt_BR |
dc.title | Determinantes do desempenho acadêmico na área de negócios: uma análise de variáveis comportamentais | pt_BR |
dc.title.alternative | Determinants of academic performance in the business area: an analysis of behavioral variables | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Existem muitos fatores que podem afetar o desempenho dos alunos, alguns destes podem ser psicológicos e estarem relacionados ao comportamento dos discentes. Este estudo teve como objetivo identificar se as variáveis comportamentais influenciam o desempenho acadêmico dos alunos dos cursos de Ciências Contábeis e Administração de uma IES pública. A pesquisa é classificada como quantitativa e descritiva. Os dados foram coletados de forma primária por meio de um questionário baseado em cinco constructos psicológicos: Autoestima, Autoeficácia, Autocontrole, Otimismo e Lócus de Controle, que foi aplicado a 74 alunos do curso de Ciências Contábeis e 57 alunos do curso de Administração. Os principais resultados sugerem que: (i) as mulheres possuem melhor desempenho em relação aos homens; (ii) a variável comportamental Autocontrole apresentou relação com o rendimento acadêmico no sentido que, alunos que consomem bebidas alcóolicas não somente aos finais de semana apresentam um rendimento inferior aos alunos que não consomem bebidas alcóolicas ou o fazem apenas aos finais de semana; (iii) a idade do respondente não influencia o seu rendimento acadêmico; (iv) a variável comportamental Autoestima não apresentou relação com o desempenho do aluno; e, (v) o estado civil do acadêmico também não apresentou relação como seu rendimento. De forma geral, percebeu-se que, nos cursos objetos deste estudo, a maior parte das variáveis comportamentais pesquisadas não apresentam relação significativa com o desempenho dos alunos, contudo, no caso da variável Autocontrole, que indicou influência no desempenho, percebe-se que pensar nas consequências das ações antes de tomar uma decisão e conseguir fazer a melhor escolha frente às situações conflitantes, se mostra um aliado dos estudantes para que possam obter um melhor rendimento acadêmico. | pt_BR |
dc.degree.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.publisher.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bortoluzzi, Sandro César | |
dc.contributor.referee1 | Bortoluzzi, Sandro César | |
dc.contributor.referee2 | Antonelli, Ricardo Adriano | |
dc.contributor.referee3 | Giasson, Oldair Roberto | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.program | Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PB - Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PB_COCTB_2017_2_01.pdf | 1,87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.