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Título: Conteúdos indicados para a disciplina de contabilidade gerencial segundo os docentes do curso de Ciências Contábeis das instituições de ensino superior do Estado do Paraná
Título(s) alternativo(s): Content suitable for the discipline of management accounting in accordance with the teaching of accountancy course of higher education institutions in the state of Paraná
Autor(es): Marquez, Angélica Bergamaschi Rancati Rivas
Scortegagna, Daiane Luiza
Orientador(es): Casagrande, Luiz Fernande
Palavras-chave: Contabilidade gerencial
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Universidades e faculdades - Currículos
Managerial accounting
Interdisciplinary approach to knowledge
Universities and colleges - Curricula
Data do documento: 17-Out-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: MARQUEZ, Angélica Bergamaschi Rancati Rivas; SCORTEGAGNA, Daiane Luiza. Conteúdos indicados para a disciplina de contabilidade gerencial segundo os docentes do curso de Ciências Contábeis das instituições de ensino superior do Estado do Paraná. 2016. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016.
Resumo: O presente trabalho buscou identificar quais os conteúdos deveriam compor a disciplina de contabilidade gerencial segundo a visão dos docentes das instituições de ensino superior do Paraná, pois a contabilidade gerencial esta cada vez mais presente nas organizações e contribuindo como diferencial competitivo. Esta pesquisa é Descritiva cujos dados foram coletados através de levantamento Survey, no qual foi aplicado aos professores dos Cursos de Ciências Contábeis do Estado do Paraná um questionário, semiestruturado elaborado com base no levantamento bibliográfico e os dados foram analisados de maneira quantitativa. Conclui-se que a contabilidade gerencial é interdisciplinar e esta evoluindo, embora o conteúdo de custos ainda seja tema muito relevante para a disciplina, outros itens como controle orçamentário, indicadores financeiros, planejamentos de lucros e inteligência de negócios também devem estar presentes nos planos de ensino na visão dos professores que participaram da pesquisa. Também foi verificado que os livros de contabilidade gerencial pesquisados não atendem completamente os conteúdos que na visão dos professores que participaram da pesquisa.
Abstract: The present work sought to identify which contents should be part of the managerial accounting discipline according to the view of the teaching staff of the higher education institutions of Paraná, since managerial accounting is increasingly present in organizations and contributing as a competitive differential. This research is descriptive whose data were collected through Survey, in which a questionnaire, semi - structured, based on the bibliographical survey was applied to the teachers of the Accounting Sciences Courses of the State of Paraná and the data were analyzed in a quantitative way. It is concluded that management accounting is interdisciplinary and is evolving, although cost content is still a very relevant topic for the discipline, other items such as budget control, financial indicators, profit planning and business intelligence should also be present in the Teaching in the view of the teachers who participated in the research. It was also verified that the managerial accounting books researched do not fully meet the contents that in the view of the teachers who participated in the research.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14173
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