Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14059
Título: | A pedagogia da alternância na casa familiar rural do município de Pato Branco - PR: desafios e perspectivas na atualidade |
Autor(es): | Bruch, Pablo Alexandre |
Orientador(es): | Pereira, Giovana Faneco |
Palavras-chave: | Educação rural Ensino - Metodologia Estratégias de aprendizagem Education, Rural Teaching - Methodology Learning strategies |
Data do documento: | 24-Nov-2015 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | BRUCH, Pablo Alexandre. A pedagogia da alternância na casa familiar rural do município de Pato Branco - PR: desafios e perspectivas na atualidade. 2015. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015. |
Resumo: | O presente trabalho aborda a Pedagogia da Alternância, como uma prática pedagógica voltada para a população do campo. Com os estudos obtidos, referentes ao método pedagógico, fez-se uma caracterização acerca da Educação do Campo, enfatizando o contexto histórico e alguns conceitos, bem como o surgimento da Pedagogia da Alternância no Brasil e no mundo. Foram realizadas visitas à Casa Familiar Rural (CFR) de Pato Branco, nas quais procurou-se conhecer a sua estrutura e seu funcionamento. Além disso, foram aplicados questionários visando compreender como o método influencia a vida dos jovens do campo, como funciona essa prática pedagógica, os pontos fortes e fracos por ela apresentados, a realidade enfrentada pelos alunos que frequentam as Casas Familiares Rurais, quais suas dificuldades e o benefício que a Pedagogia da Alternância lhes proporciona, tanto didaticamente como para a relação social com outros alunos. |
Abstract: | This paper discusses the Pedagogy of Alternation as a pedagogical practice focused on the rural population. With those obtained, for the teaching method studies, there was a characterization about the Rural Education, emphasizing the historical context and some concepts as well as the emergence of Alternation Pedagogy in Brazil and in the world. visits were made to the Family House Rural (CFR) of Pato Branco, in which seeks to recognize its structure and functioning. In addition, questionnaires were applied in order to understand how the method affects the lives of young people of the field, how this pedagogical practice, the strengths and weaknesses which it submitted, the reality faced by students attending the Rural Family Houses, what their difficulties and the benefit that the Pedagogy of Alternation provides them both didactically as social relationship with other students. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14059 |
Aparece nas coleções: | PB - Agronomia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PB_COAGR_2015_1_16.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.