Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1400
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Fontino, Viviane Campana | - |
dc.date.accessioned | 2016-01-18T17:23:20Z | - |
dc.date.available | 2016-01-18T17:23:20Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-04 | - |
dc.identifier.citation | FONTINO, Viviane Campana. Avaliação da inserção da educação ambiental como tema transversal nas oficinas realizadas em espaço cultural de educação não formal Centro de Atividades Pedagógicas Vila da Cidadania - CAPVC. 2014. 94 f. Dissertação (Mestrado em Formação Cientifica, Educacional e Tecnológica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1400 | - |
dc.description | Acompanha: Avaliação da inserção da educação ambiental como tema transversal nas oficinas realizadas em espaço cultural de educação não formal Centro de Atividades Pedagógicas Vila da Cidadania - CAPVC | pt_BR |
dc.description.abstract | The objective of this research was to analyze how the insertion of Environmental Education (EA) in the activities carried out in the Centro de Atividades Pedagógicas Vila da Cidadania (CAPVC). After analysis, propose as the product of professional master’s, elaborate proposal for environmental education course (CEA) as educational resource for the teaching of EA and product of professional master's in Science Education. The challenge of embedding EA school theme and the process of continuous formation of teachers, should be an instrument to win this challenge to be considered as a positive contribution in the formation of citizens. In this sense, the CAPVC works in parallel with the school (contraturno time) for a transformative education about the problems linked to the environment, a cultural space of non- formal education, to develop educational activities and citizenship. Descriptive, qualitative research, developed in June 2013, in two phases: theoretical foundation supported by bibliographic and documentary research; field research, participatory, adopting as research instruments the note, with the development of the observation protocol; the elaboration of the work plan teaching (WPT) and application of the questionnaire. The result of the data generated and collected from the teachers of CAPVC, led to the construction of the Environmental Education Course, inserted into the Training Program in action promoted by Secretaria de Estado da Educação (SEED), in June 2014. It has been shown that teachers have an understanding of EA, but fail to make the transition from EA for the teaching practice. After the course of environmental education teachers understood the importance of inserting the EA as cross-cutting theme in the contents of their disciplines. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental - Paraná | pt_BR |
dc.subject | Educação permanente - Paraná | pt_BR |
dc.subject | Ciências ambientais | pt_BR |
dc.subject | Environmental education - Paraná (Brazil : State) | pt_BR |
dc.subject | Continuing education - Paraná (Brazil : State) | pt_BR |
dc.subject | Environmental sciences | pt_BR |
dc.title | Avaliação da inserção da educação ambiental como tema transversal nas oficinas realizadas em espaço cultural de educação não formal Centro de Atividades Pedagógicas Vila da Cidadania - CAPVC | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho de pesquisa foi analisar como ocorre a inserção da Educação Ambiental (EA) nas atividades desenvolvidas no Centro de Atividades Pedagógicas Vila da Cidadania (CAPVC). Após a análise, propor como Produto de Mestrado Profissional, elaborar proposta para Curso de Educação Ambiental (CEA) como recurso pedagógico para o ensino da EA e produto do mestrado profissional em Ensino de Ciência. O desafio da incorporação da EA na temática escolar e o processo de formação continuada de professores, devem ser instrumentos para vencer este desafio, considerado como uma contribuição positiva na formação de cidadãos. Nesse sentido, o CAPVC funciona paralelamente à escola (em horário de contraturno) para uma educação transformadora quanto aos problemas ligados ao meio ambiente, um espaço cultural de educação não formal, para desenvolver atividades pedagógicas e de cidadania. A pesquisa, qualitativa descritiva, desenvolveu-se em junho de 2013, em duas fases: fundamentação teórica apoiada pela pesquisa bibliográfica e documental; pesquisa de campo, participativa, adotando como instrumentos de pesquisa a observação, com o desenvolvimento do protocolo de observação; a elaboração do plano de trabalho docente (PTD) e aplicação do questionário. O resultado dos dados gerados e coletados dos professores do CAPVC levou à construção do Curso de Educação Ambiental, inserido no Programa Formação em Ação, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (SEED), em junho de 2014. Ficou demonstrado que os professores tem uma compreensão da EA, porém não conseguem fazer a transição da EA para a prática docente. Depois do Curso de Educação Ambiental, os professores compreenderam a importância de inserir a EA como tema transversal no conteúdo de suas disciplinas. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.degree.level | Mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Procopiak, Leticia Knechtel | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Kaick, Tamara Simone Van | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_PPGFCET_Fontino, Viviane Campana_2014.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
CT_PPGFCET_Fontino, Viviane Campana_2014_1.pdf | 425,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.