Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13869
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTrevisan, Jaqueline
dc.date.accessioned2020-11-16T19:28:32Z-
dc.date.available2020-11-16T19:28:32Z-
dc.date.issued2012-11-05
dc.identifier.citationTREVISAN, Jaqueline. Design editorial para deficientes visuais. 2012. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13869-
dc.description.abstractThis work exposes the existence of editorial materials created specifically for the visually impaired, with a focus on the description of the steps involved in producing and materialization of these graphic designs. Discusses the problems of visually impaired in relation to social and educational inclusion throughout history and the invention of the main writing method for the blind, Braille. Describes the existing modes of human perception and their actions in the formation of visual and psychological concepts. Questions the lack of specific bibliography and easy access and lack of incentive to produce materials targeted to the visually impaired. Through field research carried out by means of open interviews, the study demonstrated the opinion of the visually impaired on the current scenario of editorial design and its participation as a tool for open access to personal independence, education and leisure.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectProjeto gráfico (Tipografia)pt_BR
dc.subjectEditoriaispt_BR
dc.subjectDeficientes visuaispt_BR
dc.subjectGraphic design (Typography)pt_BR
dc.subjectEditingpt_BR
dc.subjectPeople with visual disabilitiespt_BR
dc.titleDesign editorial para deficientes visuaispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho expõe a existência de materiais editoriais criados especificamente para deficientes visuais, com foco na descrição das fases envolvidas na produção e materialização destes projetos gráficos. Discorre sobre as dificuldades dos deficientes visuais em relação à inclusão social e educacional ao longo da história e a invenção do principal método de escrita para cegos, o Braille. Narra os modos existentes da percepção humana e as ações dos mesmos na formação de conceitos visuais e psicológicos. Questiona a escassez de bibliografia específica e de fácil acesso e a falta de incentivo à produção de materiais direcionados a portadores de deficiência visual. Através de pesquisa de campo feita por meio de entrevistas abertas, o estudo demonstrou a opinião dos deficientes visuais sobre o cenário do design editorial atual e sua participação como ferramenta para o livre acesso à independência pessoal, formação e lazer.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Miranda, Tânia Maria de
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Desenho Industrialpt_BR
dc.subject.cnpqTecnologia em Design Gráficopt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Design Gráfico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CODEG_2012_1_19.pdf3,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.