Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13854
Título: | Design e música independente: apontamentos sobre a presença do design gráfico na produção musical curitibana |
Título(s) alternativo(s): | Design and independent music: considerations about the presence of graphic design on Curitiba’s music production |
Autor(es): | Lima, Natália Borges Correia |
Orientador(es): | Silva, Claudia Bordin Rodrigues da |
Palavras-chave: | Música Indústria cultural Mídia digital Desenho (Projetos) Comunicação visual Music Cultural industries Digital media Design Visual communication |
Data do documento: | 16-Jul-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | LIMA, Natália Borges Correia. Design e música independente: apontamentos sobre a presença do design gráfico na produção musical curitibana. 2019. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, 2019. |
Resumo: | O presente projeto de pesquisa tem o objetivo de mapear, analisar e documentar material gráfico associado à produção de músicos independentes e de eventos musicais que ocorrem na cidade de Curitiba, compreendendo o período de 2010 até o presente. Propõe-se, desta forma, analisar a relação entre design gráfico e cenário musical independente, a partir das expressões visuais de cinco bandas independentes: ruído/mm; Through Waves; Trombone de Frutas, Mulamba e Tuyo. O estudo avalia, também, a relação dos designers gráficos com o que diz respeito à música, cultura, produção, indústria fonográfica, internet, selos independentes, trabalhos paralelos e gravadoras, visando trazer uma nova perspectiva sobre a cena independente e o mercado cultural da música na cidade. No primeiro capítulo é abordado o histórico do estudo da música popular e apresentam-se os objetivos gerais e específicos da pesquisa. No segundo, para fundamentar teoricamente este trabalho, aborda-se a temática do cenário musical independente e descreve-se o percurso metodológico e, por fim, no terceiro, apresentam-se as bandas analisadas. Percebe-se, assim, pelo decorrer do trabalho, que o cenário independente se configura como contra-hegemônico, interdependente e, cooperativo, apontando para a formação de uma identidade comum de artistas que colaboram entre si. |
Abstract: | The research project aims to map, analyze and document graphic material associated with the production of independent musicians and musical events taking place in the city of Curitiba from 2010 to the present date. By doing so, it scrutinizes the relationship between graphic design and the independent musical scenario based on the visual expressions of five independent bands: ruído/mm, Through Waves, Trombone de Frutas, Mulamba e Tuyo. The study also gazes upon the relation between graphic designers and music, culture, production, phonographic industry, internet, independent stamps, side works and recorders, in order to bring a new perspective on the independent scene and cultural market of Curitiba. The first chapter covers the historical study of popular music and presents general and specific research goals. The second one addresses the thematic of the independent musical scenario and the methodological research path. Finally, the third present each analyzed band. Therefore, through the course of the work, the independent scenario is seen to be counter-hegemonic, interdependent, cooperative, indicating the formation of a common identity of collaborating artists. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13854 |
Aparece nas coleções: | CT - Tecnologia em Design Gráfico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_CODEG_2019_1_15.pdf | 5,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.