Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13749
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFabossi, Lucas Aviles
dc.date.accessioned2020-11-16T19:21:44Z-
dc.date.available2020-11-16T19:21:44Z-
dc.date.issued2014-02-19
dc.identifier.citationFABOSSI, Lucas Aviles. Design de aplicativo para tablets para crianças em educação infantil. 2014. 154 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13749-
dc.description.abstractThis project consists of the construction of an interface design oriented to children in childhood education. Takes into consideration the user experience and the interactivity, as well the peculiarities of the target, applying knowledge that facilitates their execution in mobile devices, especially tablets. With the arrival of them on the market, and with your increasing accessibility, comes the opportunity to appropriate and use them in various fields, as in childhood education, once your ownership among children has proceeded markedly, especially among the middle classes and above. The project of the application has the purpose to be a playful interactive feature that contributes to the literacy of children in early childhood education, may stimulate study also outside the scholar environment. To be provided a good experience, the study of interface design and interaction is primordial, as well as understand more specifically the characteristics of the audience for whom the application is designed, with all the mediators involved in this process, especially parents and educators. That is, identify and consider the interests of children in early childhood education, their capacities and abilities associated with their age and needs, allying them to the interests of the parents, who guide and define significant part of the lives of their children. In addition of the educational subjects, issues such as affordance, feedback, navigation, gestures, sounds, colors, typography, icons and characters are discussed. Reviews of similar applications on the market are also made, helping to base and position the project. Finally, the construction of the design of the graphic interface is evidenced by the goals and the sequence of sketches, and later of screens and elements of the application – like icons – the activities, their characters and their logo. Some considerations evaluate the process and point to the continued, aiming the effective availability of the application to the market.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectInterface de programas aplicativos (Software)pt_BR
dc.subjectProjeto gráfico (Tipografia)pt_BR
dc.subjectTecnologia e criançaspt_BR
dc.subjectInterface de usuário baseada na Webpt_BR
dc.subjectApplication Program Interfaces (Computer software)pt_BR
dc.subjectGraphic design (Typography)pt_BR
dc.subjectTechnology and childrenpt_BR
dc.subjectWeb-based user interfacespt_BR
dc.titleDesign de aplicativo para tablets para crianças em educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeDesign of application for tablets to children in childhood educationpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho consiste na construção de um design de interface gráfica de aplicativo voltado a crianças em educação infantil. Leva-se em consideração a experiência do usuário e a interatividade, bem como as peculiaridades do público em questão, aplicando conhecimentos que facilitam sua execução em dispositivos móveis, especialmente os tablets. Com a chegada deles ao mercado, e com a sua crescente acessibilidade, surge a oportunidade de aproveitá-los e usá-los em diversos campos, como na educação infantil, uma vez que sua apropriação entre as crianças vem se dando de maneira marcante, sobretudo entre as camadas médias e acima. O projeto do aplicativo tem como proposta ser um recurso lúdico interativo que contribua para a alfabetização de crianças em educação infantil, podendo estimular o estudo também fora do ambiente escolar. Para que seja proporcionada uma boa experiência, o estudo de design de interface e interação é primordial, bem como entender de maneira mais específica as características do público para quem o aplicativo se destina, com todos os mediadores que participam desse processo, com destaque aos pais e educadores. Ou seja, identificar e considerar os interesses das crianças em educação infantil, suas capacidades e habilidades ligadas à idade e às suas necessidades, aliando-as aos interesses dos pais, que orientam e definem parte significativa da vida dos seus filhos. Além dos assuntos pedagógicos, questões como a affordance, feedback, navegação, gestos, sons, cores, tipografia, ícones e personagens são discutidas. Análises de aplicativos similares no mercado também são feitas, ajudando a embasar e situar o projeto. Por fim, a construção do design da interface gráfica é evidenciada pelas metas e pela sequência dos esboços e, posteriormente, das telas e dos elementos constituintes do aplicativo – como os ícones –, das atividades, dos seus personagens e da sua marca. Algumas considerações avaliam o processo e apontam para a continuidade, visando a efetiva disponibilização do aplicativo junto ao mercado.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Guimarães, Ana Lúcia Santos Verdasca
dc.contributor.referee1Silva, Claudia Bordin Rodrigues da
dc.contributor.referee2Medeiros, Cindy Renate Piassetta Xavier
dc.contributor.referee3Guimarães, Ana Lúcia Santos Verdasca
dc.contributor.referee4Riva, Josiane Lazaroto
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Desenho Industrialpt_BR
dc.publisher.programDesign Gráficopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Design Gráfico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CODEG_2013_2_14.pdf.pdf8,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.