Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13749
Título: | Design de aplicativo para tablets para crianças em educação infantil |
Título(s) alternativo(s): | Design of application for tablets to children in childhood education |
Autor(es): | Fabossi, Lucas Aviles |
Orientador(es): | Guimarães, Ana Lúcia Santos Verdasca |
Palavras-chave: | Interface de programas aplicativos (Software) Projeto gráfico (Tipografia) Tecnologia e crianças Interface de usuário baseada na Web Application Program Interfaces (Computer software) Graphic design (Typography) Technology and children Web-based user interfaces |
Data do documento: | 19-Fev-2014 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | FABOSSI, Lucas Aviles. Design de aplicativo para tablets para crianças em educação infantil. 2014. 154 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. |
Resumo: | Este trabalho consiste na construção de um design de interface gráfica de aplicativo voltado a crianças em educação infantil. Leva-se em consideração a experiência do usuário e a interatividade, bem como as peculiaridades do público em questão, aplicando conhecimentos que facilitam sua execução em dispositivos móveis, especialmente os tablets. Com a chegada deles ao mercado, e com a sua crescente acessibilidade, surge a oportunidade de aproveitá-los e usá-los em diversos campos, como na educação infantil, uma vez que sua apropriação entre as crianças vem se dando de maneira marcante, sobretudo entre as camadas médias e acima. O projeto do aplicativo tem como proposta ser um recurso lúdico interativo que contribua para a alfabetização de crianças em educação infantil, podendo estimular o estudo também fora do ambiente escolar. Para que seja proporcionada uma boa experiência, o estudo de design de interface e interação é primordial, bem como entender de maneira mais específica as características do público para quem o aplicativo se destina, com todos os mediadores que participam desse processo, com destaque aos pais e educadores. Ou seja, identificar e considerar os interesses das crianças em educação infantil, suas capacidades e habilidades ligadas à idade e às suas necessidades, aliando-as aos interesses dos pais, que orientam e definem parte significativa da vida dos seus filhos. Além dos assuntos pedagógicos, questões como a affordance, feedback, navegação, gestos, sons, cores, tipografia, ícones e personagens são discutidas. Análises de aplicativos similares no mercado também são feitas, ajudando a embasar e situar o projeto. Por fim, a construção do design da interface gráfica é evidenciada pelas metas e pela sequência dos esboços e, posteriormente, das telas e dos elementos constituintes do aplicativo – como os ícones –, das atividades, dos seus personagens e da sua marca. Algumas considerações avaliam o processo e apontam para a continuidade, visando a efetiva disponibilização do aplicativo junto ao mercado. |
Abstract: | This project consists of the construction of an interface design oriented to children in childhood education. Takes into consideration the user experience and the interactivity, as well the peculiarities of the target, applying knowledge that facilitates their execution in mobile devices, especially tablets. With the arrival of them on the market, and with your increasing accessibility, comes the opportunity to appropriate and use them in various fields, as in childhood education, once your ownership among children has proceeded markedly, especially among the middle classes and above. The project of the application has the purpose to be a playful interactive feature that contributes to the literacy of children in early childhood education, may stimulate study also outside the scholar environment. To be provided a good experience, the study of interface design and interaction is primordial, as well as understand more specifically the characteristics of the audience for whom the application is designed, with all the mediators involved in this process, especially parents and educators. That is, identify and consider the interests of children in early childhood education, their capacities and abilities associated with their age and needs, allying them to the interests of the parents, who guide and define significant part of the lives of their children. In addition of the educational subjects, issues such as affordance, feedback, navigation, gestures, sounds, colors, typography, icons and characters are discussed. Reviews of similar applications on the market are also made, helping to base and position the project. Finally, the construction of the design of the graphic interface is evidenced by the goals and the sequence of sketches, and later of screens and elements of the application – like icons – the activities, their characters and their logo. Some considerations evaluate the process and point to the continued, aiming the effective availability of the application to the market. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13749 |
Aparece nas coleções: | CT - Tecnologia em Design Gráfico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_CODEG_2013_2_14.pdf.pdf | 8,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.