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Título: Um estudo em representações gráficas nos jogos eletrônicos na perspectiva das relações de gênero: os tipos de feminilidade em League of Legends
Título(s) alternativo(s): A review on graphic representations in eletronic games in the perspective of gender: the types of femininity in league of legends
Autor(es): Rodrigues, Letícia
Orientador(es): Santos, Marinês Ribeiro dos
Palavras-chave: Projeto gráfico (Tipografia)
Jogos eletrônicos
Personagens fictícios
Métodos gráficos
Graphic design (Typography)
Electronic games
Fictitious characters
Graphic methods
Data do documento: 25-Jul-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: RODRIGUES, Letícia. Um estudo em representações gráficas nos jogos eletrônicos na perspectiva das relações de gênero: os tipos de feminilidade em League of Legends. 2014. 171 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: Este trabalho destina-se a explorar as representações de gênero da indústria gráfica dos jogos eletrônicos contemporâneos, selecionando exemplos de tipos de feminilidades e masculinidades encontradas nesse meio. Tem por intuito identificar o uso de hierarquias de gênero e estereótipos nas personagens de jogos conforme sua representação visual que podem vir a perpetuar pedagogias específicas sobre construção de gênero. O objeto de análise desta pesquisa é o jogo eletrônico League of Legends e o objetivo principal consiste em identificar quais tipos de feminilidades são encontrados nesta obra, contextualizá-los e analisá-los criticamente tendo como referência os estudos de gênero. Traz como resultado um panorama das personagens baseado na compilação quantitativa das características que as constituem como representações gráficas de feminilidade.
Abstract: This work aims to explore the representations of gender in the graphic industry of contemporary eletronic games. Selecting examples of the types of femininities and masculinities found in this field. It is meant to identify the use of gender hierarchies and stereotypes in game characters as a visual representation that may perpetuate specific pedagogies on the construction of gender. This research’s subject of analysis is the eletronic game League of Legends and the main objective is to identify which types of femininity are found in this work, contextualizing them and analyzing them critically taking gender studies as starting point. As a result brings a panorama of the characters based on the compilation of their quantitative features that constitute them as graphical representations of femininity.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13743
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