Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13739
Título: | Manual de recomendações sobre a legibilidade visual de livros de língua portuguesa do 1º ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Alves, Wendy de Cássia |
Orientador(es): | Licheski, Laís Cristina |
Palavras-chave: | Projeto gráfico (Tipografia) Livros didáticos - Projetos Livros - Projetos Graphic design (Typography) Textbooks - Design Books - Design |
Data do documento: | 22-Jul-2014 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | ALVES, Wendy de Cássia. Manual de recomendações sobre a legibilidade visual de livros de língua portuguesa do 1º ano do ensino fundamental. 2014. 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. |
Resumo: | Esta pesquisa tem como prioridade desenvolver um manual com recomendações visuais que visa instruir profissionais envolvidos na produção de livros didáticos do 1.o ano do Ensino Fundamental. Essas recomendações têm o objetivo de evidenciar a importância da apresentação adequada do livro e como isso influencia na compreensão do conteúdo, com foco na legibilidade visual. Estudos como a teoria do desenvolvimento cognitivo e alguns fundamentos de edição para publicações foram decisivos para a fundamentação do projeto. O desenvolvimento das recomendações tornou-se possível com base em uma pesquisa-ação, cujo objetivo é realizar um diagnóstico e a análise de determinada situação com vistas a modificá- las propondo um aprimoramento das práticas analisadas. |
Abstract: | This research has as a priority to develop a manual with recommendations visuals that aims to instruct professionals involved in the production of textbooks from the first year of elementary school. These recommendations were designed to highlight the importance of adequate presentation of the book and how it influences on understanding of content, with a focus on visual readability. Studies like the theory of cognitive development and some fundamentals of editing for publications were decisive for the justification of the project. The development of recommendations was made possible on the basis of action research, whose goal is to carry out a diagnosis and analysis of a given situation with a view to modifying them proposing an enhancement of the practices examined. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13739 |
Aparece nas coleções: | CT - Tecnologia em Design Gráfico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_CODEG_2014_1_05.pdf.pdf | 5,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.