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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13732
Título: | Metodologia de projeto gráfico aplicada ao design de personagens para animação |
Título(s) alternativo(s): | Graphic design methodology applied on character design for animation |
Autor(es): | Souza, Gustavo Udson Paixão de Lira Castro, Luis Felipe Thofehrn |
Orientador(es): | Arantes, Marcos Varassin |
Palavras-chave: | Animação (Cinematografia) - Projetos Projeto gráfico (Tipografia) Criação (Literária, artística, etc.) Animation (Cinematography) - Design Graphic design (Typography) Creation (Literary, artistic, etc.) |
Data do documento: | 2014 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | SOUZA, Gustavo Udson Paixão de Lira; CASTRO, Luis Felipe Thofehrn. Metodologia de projeto gráfico aplicada ao design de personagens para animação. 2014. 186 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. |
Resumo: | O mercado de animação brasileiro tem crescido nos últimos anos, resultando numa crescente demanda por profissionais e novas metodologias voltadas para a criação de personagens originais. O objetivo deste trabalho é adaptar e aplicar um método que auxilia no desenvolvimento destes personagens para animação, baseando-se numa pesquisa sobre metodologia de design gráfico. Para isto, inicia-se com uma pesquisa sobre referências teóricas, abordando design gráfico e animação, focando- se definições, métodos e processos de produção. Então, prossegue-se com a apresentação da metodologia adaptada; seguida pela sua aplicação num estudo de caso, o qual envolve a criação de um roteiro; a definição de características fundamentais à criação dos personagens; e a elaboração de um model sheet. Por fim, relata-se sobre a experiência e decisões tomadas, sugerindo-se futuras aplicações em outros casos. |
Abstract: | Brazillian animation market has been growing in recent years, resulting on growth in demand for professionals and new methods for the creation of original characters. This work’s objective is to adapt and apply a method that helps developing these characters for animation, based on a research about graphic design methodology. To achieve this, it starts with a research on theoretical references, addressing graphic design and animation, focusing on definitions, methods and production processes. After, it proceeds with the presentation of the adapted methodology; followed by its application on a case study, regarding the creation of a script; the definition of characteristcs fundamental to character creation; and the elaboration of a model sheet. Lastly, it tells about the experience and the decisions taken, suggesting further applications on other cases. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13732 |
Aparece nas coleções: | CT - Tecnologia em Design Gráfico |
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