Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13731
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndreatta, Helena Franco
dc.creatorKummer, Mariana de Almeida
dc.date.accessioned2020-11-16T19:21:13Z-
dc.date.available2020-11-16T19:21:13Z-
dc.date.issued2014-11-27
dc.identifier.citationANDREATTA, Helena Franco; KUMMER, Mariana de Almeida. Desenvolvimento do projeto gráfico para um livro ilustrado de contos infantis. 2014. 149 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13731-
dc.description.abstractThis project has as objective the creation of an illustrated children's fairy tales book. Through a theoretical survey regarding the genre's appearance and importance were determined the functions of these narratives and how they were adapted to transmitting values to the reader. The factors which differenciate fairy tales from myths and fables have been analyzed with the purpose of determining which stories can compose the book. Therefore, the narratives with the same theme have been selected: the moral development of the wolf. The paper of the graphic choices and how they alter the initial perception of the reader have been discussed. alongside the comunicative capacity of the illustration. It has been determined which is the age group of the children that like fairy tales and which is the best approach to creating a book for it. The pop up was pointed out as the resource which most interests this age, so mechanisms used in this technic were studied.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLivros ilustrados para criançaspt_BR
dc.subjectLivros para criançaspt_BR
dc.subjectLivros ilustradospt_BR
dc.subjectProjeto gráfico (Tipografia)pt_BR
dc.subjectChildren's bookspt_BR
dc.subjectIllustrated bookspt_BR
dc.subjectIllustred books, Childrenspt_BR
dc.subjectGraphic design (Typography)pt_BR
dc.titleDesenvolvimento do projeto gráfico para um livro ilustrado de contos infantispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste projeto tem como objetivo a criação de um livro infantil de contos de fadas ilustrado. Por meio de uma pesquisa teórica a respeito do surgimento e importância do gênero, determinou-se a função dessas narrativas e como elas foram adaptadas para transmitir valores ao leitor. Foi analisado o que diferencia o conto de fadas de mitos e fábulas, visando determinar quais histórias podem compor o livro. Assim, foram selecionadas as narrativas com a mesma temática: o desenvolvimento moral do lobo. O papel das escolhas gráficas e como elas alteram a percepção da história tida pelo leitor foi discutido, juntamente com a capacidade comunicativa da ilustração. Determinou-se qual é a faixa etária da criança que gosta de contos de fadas, e qual é a melhor abordagem para se criar um livro para ela. O pop up, foi apontado como o recurso que mais atrai o interesse desta idade, por tanto, mecanismos utilizados na técnica foram estudados.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Schroeder, Manoel Alexandre
dc.contributor.advisor-co1Campos, Graciela
dc.contributor.referee1Jokowiski, Graciela Johnsson Campos
dc.contributor.referee2Bordenousky Filho, Renato
dc.contributor.referee3Schroeder, Manoel Alexandre
dc.contributor.referee4Riva, Josiane Lazaroto
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Desenho Industrialpt_BR
dc.publisher.programTecnologia em Design Gráficopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Design Gráfico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CODEG_2014_2_09.pdf.pdf13,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.