Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1371
Título: | O ensino de geometria projetiva na educação básica: uma proposta para apreensão do conhecimento do mundo tridimensional |
Autor(es): | Schmidt, Elvis |
Orientador(es): | Saito, Olga Harumi |
Palavras-chave: | Geometria - Estudo e ensino Geometria não-Euclidiana Perspectiva Geometria projetiva Demonstração automática de teoremas Espaço e tempo Prática de ensino Matemática Geometry - Study and teaching Geometry, Non-Euclidean Perspective Geometry, Projective Automatic theorem proving Space and time Student teaching Mathematics |
Data do documento: | 21-Ago-2015 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | SCHMIDT, Elvis. O ensino de geometria projetiva na educação básica: uma proposta para apreensão do conhecimento do mundo tridimensional. 2015. 92 f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. |
Resumo: | Na busca por uma melhor representação da realidade tridimensional, as Geometrias não- Euclidianas oferecem uma alternativa ao euclidianismo clássico e um dos destaques e a Geometria Projetiva. Assim, o objetivo deste trabalho e, através de ilustrações, contribuir para a assimilação de definições como perspectiva, projeção e o principio da dualidade. E, a partir de resultados importantes como o Teorema de Desargues, o Teorema de Pappus e o Teorema de Pascal, queremos facilitar a compreensão e a visualização de algumas das técnicas de perspectiva que podem ser adaptadas para o uso na sala de aula pelos professores da Educação B ́ sica. A aplicação de uma oficina de Geometria Projetiva em uma turma do 6o ano do Ensino Fundamental e a avaliação dos resultados revelaram que o tema pode ser desenvolvido de maneira promissora com os estudantes na Educação B ́ sica, obtendo uma melhor compreensão do objeto real e associando-o ao conteúdo matemático envolvido. |
Abstract: | In search for a better representation of three-dimensional reality, non-Euclidean Geometries offer an alternative to the classic euclidianism and the Projective Geometry is one of the highlights. The purpose of this word is contribute to the assimilation of definitions such as perspective, projection, and the principle of duality, through illustrations. And, from important results as Desargues’ Theorem, Pappus’ Theorem and Pascal’s Theorem, we want to facilitate understanding and viewing some of the perspective techniques that can be adapted for use in classroom by Basic Education teachers. The application of a workshop of Projective Geometry in a class of 6th grade of elementary school and the evaluation of the results revealed that the theme can be developed in a promising way with students in basic education, getting a better comprehension of the real object and associating it to the mathematical content involved. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1371 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_PROFMAT_M_Schmidt, Elvis_2015.pdf | 5,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.