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dc.creatorHenriques, Pamela Aragão
dc.date.accessioned2020-11-16T19:20:55Z-
dc.date.available2020-11-16T19:20:55Z-
dc.date.issued2012-11-05
dc.identifier.citationHENRIQUES, Pamela Aragão. Vik Muniz: uma nova maneira de olhar o mundo. 2012. 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13718-
dc.description.abstractThis paper presents a theoretical review of the key concepts proposed by the aesthetics developed by the Brazilian artist Vik Muniz. This works highlights his major work, the impacts and influences, the processes of creation, the concepts involved in the design of his work, the way he appropriates the materials to use them in a new context, different from the usually expected. It ponders over the ways the world can be looked at with fresh, unconditioned eyes, questioning the concept of art emerged from inanimate objects. The paper presents approaches through comparative exercises to Vik Muniz's work and some moments in the history of art, as the Dada and Pop art. It establishes approximation between the proposals of some Italian designers like Achille and Pier Giacomo Castiglioni and some of the Brazilians like Fernando and Humberto Campana. As result of this comparison, there was the reflection on the role of objects/artifacts used in their works, integrating the urban world, the industrial society, everyday life and some artistic expressions. Finally, there is the reinvention of the perception and the meaning of things.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectArte moderna - Séc. XXpt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectForma (Estética)pt_BR
dc.subjectArts, Modern - 20th centurypt_BR
dc.subjectAestheticspt_BR
dc.subjectForm (Aesthetics)pt_BR
dc.titleVik Muniz: uma nova maneira de olhar o mundopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma revisão teórica acerca dos principais conceitos propostos pela estética desenvolvida pelo artista plástico brasileiro Vik Muniz. Destacam-se em seus principais trabalhos, os impactos e influências, os processos de criação, os conceitos envolvidos na concepção das obras, as formas de apropriação dos materiais para utilizá-los em um novo contexto, diferente do usualmente previsto. São reflexões sobre o descondicionamento do olhar e das perspectivas de ver o mundo, questionando-se o conceito de arte surgido a partir de objetos inanimados. Foram feitos exercícios comparativos com aproximações entre o trabalho de Vik Muniz e momentos da história da arte, como o Dadaísmo e a Pop Arte. Estabelece-se um diálogo com as propostas dos designers italianos Achille e Pier Giacomo Castiglioni e dos brasileiros Fernando e Humberto Campana. A pesquisa traz como resultado a reflexão sobre o papel dos objetos/artefatos usados nas obras, rearticulando o mundo urbano, a sociedade industrial, o cotidiano e as expressões artísticas, reinventando a percepção e os significados das coisas.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Queluz, Marilda Lopes Pinheiro
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Desenho Industrialpt_BR
dc.subject.cnpqTecnologia em Design Gráficopt_BR
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