Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13687
Título: | Automação de caldeira didática |
Título(s) alternativo(s): | Didactic boiler automation |
Autor(es): | Mentz, Cristiano Modelski, Sidinei Soares |
Orientador(es): | Melo, Dirceu de |
Palavras-chave: | Caldeiras Automação Detectores Boilers Automation Detectors |
Data do documento: | 1-Dez-2016 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | MENTZ, Cristiano; MODELSKI, Sidinei Soares. Automação de caldeira didática. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Manutenção Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2016. |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo principal, a automação de uma caldeira didática. Esta caldeira já era de propriedade da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, sendo a mesma muito utilizada para aulas práticas, demonstrações e experimentos em sala de aula, porém, a sua operação e funcionamento eram completamente manuais, seja através de válvulas e registros, ou ainda botoeiras e manoplas para acionamentos e ainda, as leituras dos instrumentos de medição feitas apenas de maneira mecânica. Deste modo surgiu a ideia de automatizar o equipamento, tornando as aulas ainda mais produtivas e abrangentes. Para a realização do trabalho foram realizadas diversas pesquisas para se desenvolver uma fundamentação teórica, tendo como base de pesquisa diversos artigos científicos e outras bibliografias. Foi utilizado um sistema SCADA, comunicativo com um Controlador Lógico Programável para tornar o sistema interativo e supervisionado. Com a instalação de tal sistema, ficam muito mais visíveis as vantagens, facilidades e acima de tudo, a segurança em sistemas automatizados. |
Abstract: | This work aimed to the automation of a didactic boiler. This boiler was already owned by the Federal Technological University of Paraná, with the same widely used for practical classes, demonstrations and experiments in the classroom, however, its operation and functioning were completely manual, either through valves and records, or buttonholes and gauntlets for drives and also the readings of measuring instruments made mechanically only. Hence the idea to automate the equipment, making classes more productive and comprehensive. To conduct the study were conducted various researches to develop a theoretical basis, and as a research based on several scientific articles and other bibliographies. a SCADA system was used, communication with a Programmable Logic Controller to make interactive and supervised system. With the installation of such a system, the advantages are much more visible, facilities and above all, safety in automated systems. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13687 |
Aparece nas coleções: | MD - Tecnologia em Manutenção Industrial |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_COMIN_2016_2_15.pdf | 1,98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.