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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13665
Título: | Lubrificador automático de carretilhas controlado por controlador lógico programável |
Título(s) alternativo(s): | Reel automatic lubricator controlled by programmable logic controller |
Autor(es): | BETANIN, Gabriel Antonio TONI, Sesar Felipe da Silva de |
Orientador(es): | MARCHETTI, Ivair |
Palavras-chave: | Lubrificação e lubrificantes Automação Bombas hidráulicas Lubrication and lubricants Automation Pumping machinery |
Data do documento: | 8-Nov-2017 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | BETANIN, Gabriel Antonio; TONI, Sesar Felipe da Silva de. Lubrificador automático de carretilhas controlado por controlador lógico programável. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Manutenção Industrial) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2017. |
Resumo: | Este trabalho apresenta a montagem mecânica, elétrica e a automação de um sistema de lubrificação automático para carretilhas. As carretilhas passam pelo transporte aéreo mecanizado (TAM) e estas precisam ser lubrificadas da melhor forma possível, sendo viável a automatização deste processo, evitando danos nas máquinas e acidentes de trabalho. Para tanto foi produzido um tanque para armazenagem do lubrificante, uma bomba hidráulica para pressurizar o lubrificante até o seu ponto de lubrificação, tubulação e bicos aspersores adequados para a efetivação do trabalho, montagem do painel elétrico para comandar a automação e a criação da lógica programável para monitorar e controlar todo o processo. Este estudo tem como resultados a lubrificação uniforme do ponto de lubrificação, havendo diminuição nas falhas e da intervenção humana, minimizando os gastos, melhorando as condições de trabalho e oferecendo mais segurança para os trabalhadores. |
Abstract: | This work presents the mechanical, electrical assembly and automation of an automatic lubrication system for reels. The trolleys pass through mechanized air transport (MAT) and these need to be lubricated in the best possible way, being feasible the automation of this process, avoiding damages to the machines and accidents at work. In order to do só, a tank was created to store the lubricant, a hydraulic pump to pressurize the lubricant to its lubrication point, piping and nozzles suitable to carry out the work, assembly of the electrical panel to command automation and the creation of logic programmable to monitor and control the entire process. This study results in uniform lubrication of the lubrication points, with a reduction in failures and human intervention, minimizing expenses, improving working conditions and offering greater safety for workers. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13665 |
Aparece nas coleções: | MD - Tecnologia em Manutenção Industrial |
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