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Título: Controlador de direção automática para tratores agrícolas
Autor(es): Yamamoto, Fabio Toshio
Orientador(es): Guedes, Alex Lemes
Palavras-chave: Piloto automático
Automação
Máquinas agrícolas
Automatic pilot
Automation
Agricultural machinery
Data do documento: 27-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: YAMAMOTO, Fabio Toshio. Controlador de direção para tratores agrícolas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Manutenção Industrial) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2017.
Resumo: Este trabalho apresenta uma plataforma de hardware e software para implementação de um sistema de direção automática para tratores através de dados do sistema global de posicionamento (GPS). No mercado atual já existem sistemas com essa função, porém o custo ainda é elevado, o que os tornam inacessíveis à maioria dos produtores rurais.Este projeto buscou elaborar um produto acessível que auxilie em várias atividades do cultivo agrícola, como plantio e colheita, aproveitando o GPS já instalado no trator e usando componentes de baixo custo. Os testes efetuados em trajetos retilíneos mostraram que o sistema de controle se mostrou adequado, sendo funcional para terrenos planos e pouco acidentados. Mesmo com o trator não alinhado com a rota no início da operação, em pouco tempo o sistema se estabiliza e se mantém dentro do trajeto configurado. Para terrenos com maiores variações, como as curvas de nível, e para trajetos não retilíneos a resposta do sistema se mostrou ineficaz, evidenciando ainda a necessidade de melhorias.
Abstract: This paper presents a hardware and software platform used to implement an automatic steering system for tractors. In the current market there are several systems with this function, but the cost is still high, which makes them inaccessible to many rural producers. This project seeks to elaborate an affordable product that could assist in several activities of the agricultural crop, like planting and harvesting, taking advantage of the GPS already installed on the machines and using low-cost components. The tests performed in rectilinear paths showed that the control system proved to be adequate, being functional for flat terrain and slightly uneven. Even with the tractor not aligned with the route at the beginning of the operation, in a short period the system stabilizes and remains within the configured route. For terrains with greater variations, such as contour plowing, and for non-rectilinear paths, the system response proved to be ineffective, evidencing the need for further improvements.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13664
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