Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13595
Título: | Abordagem da educação ambiental na Escola Municipal José Lorenzoni no município de Medianeira-PR |
Autor(es): | Freyn, Anne Ketlin de Meurer, Daiane Santos, Quésia Oliveira dos |
Orientador(es): | Gomes, Eliane Rodrigues dos Santos |
Palavras-chave: | Aprendizagem perceptiva Conscientização Educação ambiental Perceptual learning Awareness Environmental education |
Data do documento: | 2-Set-2013 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | FREYN, Anne Ketlin de; MEURER, Daiane; SANTOS, Quesia Oliveira dos. Abordagem da educação ambiental na Escola Municipal José Lorenzoni no município de Medianeira-PR. 2013. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. |
Resumo: | Nas últimas décadas tem se dado grande enfoque à questões ambientais, devido ao aumento dos problemas sociais que a degradação ambiental vem causando. A busca e a valorização por ideias e iniciativas que possam harmonizar o desenvolvimento urbano e a conservação ambiental são ideias que tem se tornado constantes e precisam ser buscadas, e postas em ação, através da educação ambiental trabalhada em todos os níveis e modalidades de ensino. Com este propósito o presente trabalho foi desenvolvido em uma escola da rede municipal de ensino no município de Medianeira – PR, com a finalidade de realizar uma abordagem de Educação Ambiental, com uma turma de alunos de mesma faixa etária correspondente ao 4°ano. O objetivo maior foi levantar a percepção ambiental destes em relação ao meio ambiente em que vivem, sendo para isso realizadas atividades lúdicas e educativas com temas ambientais. Com o resultado das atividades relata-se que este grupo de aprendizagem demonstrou já uma boa percepção ambiental a respeito das temáticas abordadas, especialmente quanto à coleta seletiva e a reciclagem. Isto denota que a Escola está de certa forma comprometida com a educação ambiental formal, como preconiza a Política Nacional de Educação Ambiental. Com o desenvolvimento deste trabalho, observou-se que a metodologia utilizada na abordagem educativa foi apropriada, uma vez que o grupo de alunos já está previamente sensibilizado para um olhar sobre as questões ambientais. |
Abstract: | In the last decades has given great emphasis to environmental issues, due to increased social problems that environmental degradation has caused. The search and recovery for ideas and initiatives that can harmonize urban development and environmental conservation are ideas that have become constant and need to be searched, and put into action, worked through environmental education at all levels and types of education. For this purpose the present study was conducted in a school of municipal schools in the city of Medianeira- PR, with the purpose of making an approach to environmental education, with a group of students of the same age group corresponding to 4 ° year.The main objective was to raise the environmental awareness of these in relation to the environment in which they live, and it made for fun and educational activities with environmental themes. With the results of operations reported that this group has demonstrated a good learning environment perception about the themes, especially the collection and recycling. This denotes that the school is somehow committed to formal environmental education, as recommended by the National Environmental Education. With the development of this work, it was observed that the methodology used in the educational approach was appropriate, since the student group is already looking into a previously sensitized on environmental issues. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13595 |
Aparece nas coleções: | MD - Tecnologia em Gestão Ambiental |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_COGEA_2013_1_03.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.