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dc.creatorDametto Junior, Edilson Roberto
dc.date.accessioned2020-11-16T14:51:30Z-
dc.date.available2020-11-16T14:51:30Z-
dc.date.issued2018-11-14
dc.identifier.citationDAMETTO JUNIOR, Edilson Roberto. Análise do interesse e consumo de produtos ecologicamente corretos da população de Medianeira – PR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Gestão Ambiental) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13522-
dc.description.abstractAs a result of the technological advances of the last decades, such as the exploration of natural resources, have resulted in great changes in the environment and, consequently, in the life of human being. With the emergence and improvement of environmental standards, the economic development becomes increasingly sustainable, and seeks to take advantage of its sustainable practices and products as a market differential. In this sense, the present work seeks to evaluate the consumption practices of sustainable products from population of the municipality of Medianeira-PR, through an exploratory research in the form of questionnaires with objective questions. After the collection and compilation of the data, a relatively positive participation of the population was observed, highlighting the higher motivation of the respondents of higher income to pay more for sustainable products (29%) than those with income of up to three minimum wages (21%). There is a greater engagement of respondents with higher education in relation to environmental perception (97%) than those with high school education (85%). In addition to a greater knowledge about environmental labeling of products for interviewees with higher schooling (33%) compared to those interviewed up to high school (26%). From the results obtained, a relatively positive participation of the population was observed, highlighting greater engagement for respondents with higher income and schooling in relation to environmental perception and consumption of sustainable products.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectConsumo (Economia)pt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectMarketing ecológicopt_BR
dc.subjectConsumption (Economics)pt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectGreen marketingpt_BR
dc.titleAnálise do interesse e consumo de produtos ecologicamente corretos da população de Medianeira - PRpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the interest and consumption of sustaintable products from population of Medianeira - PRpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEm decorrência dos avanços tecnológicos das últimas décadas, as explorações dos recursos naturais de forma desenfreada resultaram em impactos de grande escala no meio ambiente, e, na vida do ser humano. Com o surgimento e aprimoramento das normas ambientais, o desenvolvimento econômico se torna cada vez mais sustentável, e busca aproveitar das suas práticas e produtos sustentáveis como diferencial de mercado. Nesse sentido, o presente trabalho busca avaliar as práticas de consumo de produtos ecologicamente corretos da população do município de Medianeira-PR, através de uma pesquisa exploratória em forma de questionários com perguntas objetivas. Após a coleta e compilação dos dados, observou-se uma participação relativamente positiva da população, destacando maior motivação dos entrevistados de maior renda para pagar mais por produtos ecologicamente corretos (29%) em relação aos que possuem renda de até três salários mínimos (21%). Houve um maior engajamento dos entrevistados de maior escolaridade em relação a percepção ambiental (97%) em relação aos entrevistados com até ensino médio completo (85%). Observou-se também um maior conhecimento sobre rotulagem ambiental de produtos por entrevistados de maior escolaridade (33%) face aos entrevistados com até ensino médio completo (26%). A partir dos resultados obtidos observou-se uma participação relativamente positiva da população, destacando maior engajamento para entrevistados de maior renda e escolaridade em relação a percepção ambiental e práticas de consumo de produtos ecologicamente corretos.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Fleck, Leandro
dc.contributor.advisor-co1Eyng, Eduardo
dc.contributor.referee1Fleck, Leandro
dc.contributor.referee2Eyng, Eduardo
dc.contributor.referee3Bem, Carla Cristina
dc.contributor.referee4Sabbi, Larissa de Bortolli Chiamolera
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programTecnologia em Gestão Ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL::PLANEJAMENTO AMBIENTAL E COMPORTAMENTO HUMANOpt_BR
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