Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1347
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Zenilda Ribeiro da-
dc.date.accessioned2015-07-20T13:24:50Z-
dc.date.available2015-07-20T13:24:50Z-
dc.date.issued2015-05-07-
dc.identifier.citationSILVA, Zenilda Ribeiro da. O ensino de ecologia mediado pelo conceito unificador energia: o biodigestor enquanto modelo didático para uma abordagem interdisciplinar. 2015. 160 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1347-
dc.descriptionAcompanha: O ensino de ecologia mediado pelo conceito unificador energia: o biodigestor enquantomodelo didático para uma abordagem interdisciplinarpt_BR
dc.description.abstractThis work held through a participant observation research, seeks to instrument for the teaching of Natural Sciences (CN) involved young people from regular high school to a public school in Araucaria -PR. The objective was to establish strategies for use of common concepts in the CN, such as the matter energy, which, because they have a highly interdisciplinary feature, can be worked in the classroom in various disciplines. Thus demonstrates the possibility to deepen and widen the discussions on this concept in biology courses, however, emphasizing also the language of these contents in other CN. To achieve this goal it was proposed to build a pedagogical didactic model of biodigester that supported the theoretical content expository mode of working in the classroom. The work presented here was designed to contemplate the two fundamental axes recommended by NCP to the CN teaching: contextualization and interdisciplinarity. The contextualization occurred in two ways: through discussion in the classroom about a local industry, related to the topic discussed, and for conducting experiments that allowed the visualization of the formation of gas due to the decomposition of organic matter used in biodigester. The interdisciplinarity, in turn, was explored in the context of an approach in which natural phenomena, to be glimpsed fully, lack the integrated view of various disciplines. Emphasis is given to the connections between processes of the decomposition of organic matter and consequent production of gas which can be used, for example, in the production of electricity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectEnergia - Fontes alternativaspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectBiology - Study and teachingpt_BR
dc.subjectInterdisciplinary approach in educationpt_BR
dc.subjectRenewable energy sourcespt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.titleO ensino de ecologia mediado pelo conceito unificador energia: o biodigestor enquanto modelo didático para uma abordagem interdisciplinarpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta trabalho realizado por meio de uma pesquisa de observação participante, busca uma instrumentalização para o ensino das Ciências Naturais (CN) envolveu jovens do Ensino Médio regular de uma escola estadual em Araucária –PR. O objetivo foi estabelecer estratégias para utilização de conceitos comuns nas CN, tais como o assunto energia, que, por possuírem uma característica altamente interdisciplinar, podem ser trabalhados em sala de aula em diversas disciplinas. Desta forma, demonstra-se a possibilidade de aprofundar e ampliar as discussões sobre este conceito na disciplina de Biologia, contudo, dando ênfase também à linguagem destes conteúdos nas outras CN. Para alcançar esta meta foi proposta a construção de um modelo didático pedagógico de biodigestor que deu suporte ao conteúdo teórico trabalhado de modo expositivo em sala de aula. O trabalho aqui apresentado foi concebido de forma a contemplar os dois eixos fundamentais recomendados pelos PCN para o ensino de CN: a contextualização e a interdisciplinaridade. A contextualização ocorreu de duas formas: por meio da discussão, em sala de aula, a respeito de uma indústria local, relacionada ao tema abordado, e pela realização de experimentos que permitiram a visualização da formação do gás devido à decomposição da matéria orgânica utilizada no biodigestor. A interdisciplinaridade, por sua vez, foi explorada no contexto de uma abordagem em que os fenômenos naturais, para serem vislumbrados de forma plena, carecem da visão integrada de várias disciplinas. Ênfase foi dada às conexões entre os processos de decomposição da matéria orgânica e consequente produção de gás, o qual pode ser utilizado, por exemplo, na produção de energia elétrica.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Florczak, Marcos Antonio-
dc.contributor.advisor-co1Bezerra Junior, Arandi Ginane-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGFCET_ M_ Silva, Zenilda Ribeiro da _2015.pdf3,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
CT_PPGFCET_ M_ Silva, Zenilda Ribeiro da _2015_1.pdf3,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.