Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1346
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Weirich, Ligiane Marcelino | - |
dc.date.accessioned | 2015-07-15T14:54:40Z | - |
dc.date.available | 2015-07-15T14:54:40Z | - |
dc.date.issued | 2015-04-28 | - |
dc.identifier.citation | WEIRICH, Ligiane Marcelino. Formação e assimilação de conceitos científicos com abordagem da educação ambiental na educação infantil. 2015. 164 f. Dissertação (Mestrado em Formação Cientifica, Educacional e Tecnológica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1346 | - |
dc.description | Acompanha: Formação e assimilação de conceitos científicos com abordagem da educação ambiental na educação intantil | pt_BR |
dc.description.abstract | This dissertation came of concern about the way scientific learning is approached in childhood education. It shows a how the children construct the meaning of scientific knowledge starting from environmental reality they live, emphasizing the observation and the perception of this environment. It is a qualitative research and the conception of research utilized is the investigation so that the teenagers reflect on your practice with the goal to transform it. The set of activities made have been four didactic projects (DP, or PD in portuguese) and the didactic sequences (DS, SD in portuguese), based on learning theory fundamentals of the meaning, considering the David Ausubel's propositions and collaborators and the scientific culture focused on critical environmental education. The data analysis obtained throughout the instruments utilizes to take them like: audio records, written records on the field notes, text productions, draws and text made by children (attempt to write) conducted to realize the children learn by reception and discovering, able to form and assimilate concepts when create new relevant conceptions to use in cognitive structure a cognitive bridge for new learning. As result of this research was elaborate a blog, that was based on this research and could be used as subsidy for future planning in the area of human development: Natural relationships, to be a virtual environment and interactive, auspicious for new discussions in pedagogical character of planning together with manager participation with shared pedagogical practice which provided different experiences and experiences for children effecting meaningful learning. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Psicologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Blogs - Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Early childhood education | pt_BR |
dc.subject | Environmental education | pt_BR |
dc.subject | Science - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Educational psychology | pt_BR |
dc.subject | Student teaching | pt_BR |
dc.subject | Research | pt_BR |
dc.subject | Blogs - Development | pt_BR |
dc.title | Formação e assimilação de conceitos científicos com abordagem da educação ambiental na educação infantil | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação teve origem na inquietação sobre o ensino de ciências na Educação Infantil. Apresenta considerações sobre a forma como as crianças constroem significados sobre os conhecimentos científicos, partindo da realidade do ambiente onde vivem, enfatizando a observação e percepção desse espaço. Trata- se de uma pesquisa qualitativa; a concepção de pesquisa utilizada é a investigação- ação, para que os docentes reflitam sobre sua prática com o objetivo de transformá- la. O conjunto de atividades analisadas envolve quatro projetos didáticos (PD) e três sequências didáticas (SD), baseados nos fundamentos da teoria da aprendizagem significativa, considerando as proposições de David Ausubel e colaboradores, e de formação de cultura científica com enfoque na Educação Ambiental crítica. Os dados da pesquisa foram constituídos por meio de: gravações de áudio e vídeo; registros escritos em diário de campo; produção de texto com destino escrito; desenhos e textos elaborados pelas crianças (tentativas de escrita). A análise de dados foi realizada considerando pressupostos e características de Análise de Conteúdo. Os dados analisados permitem propor que a criança aprende por recepção e por descoberta, sendo capaz de formar e assimilar conceitos, com a criação de subsunçores necessários para cada nova aprendizagem. Como produto desta pesquisa foi elaborado um blog, que apresenta subsídios para futuros planejamentos na área de formação humana: Relações Naturais. O blog, por ser um ambiente virtual e interativo, propiciou novas discussões envolvendo o caráter pedagógico do planejamento conjunto, com a participação do gestor, em uma prática pedagógica compartilhada, viabilizando diferentes experiências e vivências para as crianças. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.degree.level | Mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sutil, Noemi | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_PPGFCET_M_Weirich, Ligiane Marcelino_2015.pdf | 12,83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
CT_PPGFCET_M_Weirich, Ligiane Marcelino_2015_1.pdf | 6,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons