Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13434
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSiqueira, João Carlos Varão
dc.date.accessioned2020-11-16T14:44:26Z-
dc.date.available2020-11-16T14:44:26Z-
dc.date.issued2011-11-21
dc.identifier.citationSIQUEIRA, João Carlos Varão. Integração e modularização no ambiente educacional moodle: um estudo experimental. 2011. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13434-
dc.description.abstractThis work aims to develop an experimental study of the technologies needed for the integration of collaborative services in the educational environment MOODLE, as well as demonstrate how this relationship (collaboration software x MOODLE) occurs, which is somehow involved the issue of access through authentication single sign-on (SSO) security protocols and other issues addressed in this work. However, the necessary infrastructure to allow that there is a decreased demand for applications on local servers, and provide a greater sharing of information in the educational environment with the use of integrated tools such as Gmail, Docs, Calendar, which are constantly evolving / update (service provider), which also makes the lower the cost of maintaining these solutions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectCVS (Computação)pt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectSoftware de aplicação - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectCVSpt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectApplication software - Developmentpt_BR
dc.titleIntegração e modularização no ambiente educacional moodle: um estudo experimentalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo experimental das tecnologias necessárias para integração de serviços colaborativos no ambiente educacional MOODLE, bem como demonstrar como essa relação (softwares colaborativos x MOODLE) acontece, o que está de alguma forma envolvida a questão de autenticação do acesso através de logon único (Single Sign-On – SSO), protocolos de segurança e outras questões abordadas nesta obra. No entanto, possibilitar a infraestrutura necessária para que haja uma redução na demanda por solicitações nos servidores locais, além de prover um maior compartilhamento das informações no ambiente educacional com o uso de ferramentas integradas tais como: Gmail, Docs, Agenda, que estão em constante evolução/atualização (pelo provedor de serviços), o que também se torna reduzido o custo em manutenção destes tipos de soluções.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Lamb, Juliano Rodrigo
dc.subject.cnpqTecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemaspt_BR
Aparece nas coleções:MD - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_COADS_2011_2_04.pdf2,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.