Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13390
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorZiglioli, Marcelo
dc.date.accessioned2020-11-16T14:43:16Z-
dc.date.available2020-11-16T14:43:16Z-
dc.date.issued2015-11-20
dc.identifier.citationZIGLIOLI, Marcelo. Análise de sentimento utilizando ferramentas open source. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13390-
dc.description.abstractCompanies are frequently worried about customer’s opinion on their products and offered services, on public interests or on what these people are publishing on social networks. Using the Internet it is possible to get many unstructured data carrying latent information that may give insight on public opinion about a specific subject. These insights, in turn, could be used as base information for the strategic decision-making process. However, the highly available data over Internet is usually unstructured textual information, which is inadequate for the process of pattern extraction and knowledge discovery. In this context, the aim of this paper is to present and apply several text pre-processing techniques on data gathered from social networks and convert them into an adequate input data set for machine learning algorithms.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectProcesso decisóriopt_BR
dc.subjectRedes sociais on-linept_BR
dc.subjectRecursos eletrônicos de informação - Estudo de usuáriospt_BR
dc.subjectDecision makingpt_BR
dc.subjectOnline social networkspt_BR
dc.subjectElectronic information resources - Use studiespt_BR
dc.titleAnálise de sentimento utilizando ferramentas open sourcept_BR
dc.title.alternativeSentiment analysis using open source toolspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAs empresas têm interesse na opinião das pessoas sobre seus produtos ou serviços, e até mesmo da sua imagem. Por meio da internet é possível obter informações que servem como base para esse tipo de análise e identificando a opinião comum de um grupo de usuários a respeito de um assunto, as quais podem ser utilizadas para auxílio na tomada de decisões estratégicas. Entretanto, os dados amplamente disponíveis na rede estão em formatos textuais não estruturados e inadequados para uso direto nesse processo. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é apresentar e aplicar as técnicas para o pré-processamento de textos provenientes de redes sociais com intuito de construir um conjunto de dados adequado para o uso com algoritmos de aprendizado de máquina e extração de padrões. Como resultado, foi desenvolvida uma ferramenta computacional para a realização dessa tarefa.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Hoffmann, Alessandra Bortoletto Garbelotti
dc.contributor.referee1Hoffmann, Alessandra Bortoletto Garbelotti
dc.contributor.referee2Matté, Marcio Angelo
dc.contributor.referee3Candido Junior, Arnaldo
dc.contributor.referee4Aikes Junior, Jorge
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programTecnologia em Análise e Desenvolvimento De Sistemaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_COADS_2015_2_09.pdf3,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.