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dc.creatorHeinen, Silmara Maisa
dc.date.accessioned2020-11-16T14:32:54Z-
dc.date.available2020-11-16T14:32:54Z-
dc.date.issued2013-08-26
dc.identifier.citationHEINEN, Silmara Maisa. Principais aspectos considerados por consumidores na aquisição de carne suína. 2013. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13331-
dc.description.abstractThe swine meat has a great importance on the global production and consumption; however, consumption rates in Brazil are still low. Thus, the evaluation of attributes considered important by consumers of swine meat in the purchase of this product helps identify the consumer market demand. This study aimed to identify the main issues considered at the time of purchase by consumers of swine meat residents in some cities from Western Paraná, by applying exploratory and descriptive research. The first consisted of a study of references on research with consumers and application of a questionnaire to ten pig sector professionals, and the second consisted of a research using a questionnaire to one hundred consumers of swine meat residents from cities of Missal, Medianeira, Itaipulândia and São Miguel do Iguaçu, located in the Western region of Paraná. Exploratory research identified that professionals of pig farming interviewees demonstrated to know about the factors that affect the quality of meat obtained and some cities in the region are outpacing the absorption capacity of the market pig production. Descriptive research enabled us to verify that all interviewees are considered consumers of swine meat, though most prefer beef, and 41% reported consuming swine meat 2-3 times a week. The meat cuts most preferred were bisteca and rib, followed by ham, consumed most often fried or baked. Items such as validity and Federal Registry of Inspection were considered the most important at the purchase and the price was one of the least important, suggesting that consumers are concerned about the quality of the above economic value. Regarding the sensory aspects, meat color was the most cited. The research contributed to the survey characteristics considered important by consumers of swine meat, and the results showed that strategic actions could be taken for emphasizing the benefits of swine meat quality, allowing it to be able to achieve a higher degree of consumer preference.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectConsumidores - Preferênciapt_BR
dc.subjectConsumidores - Atitudespt_BR
dc.subjectConsumer behaviorpt_BR
dc.subjectConsumers' preferencespt_BR
dc.subjectConsumers - Attitudespt_BR
dc.titlePrincipais aspectos considerados por consumidores na aquisição de carne suínapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA carne suína apresenta grande importância quanto ao consumo e a produção mundial, contudo, os índices de consumo no Brasil ainda são baixos. Assim, a avaliação de atributos considerados importantes por consumidores de carne suína na aquisição deste produto possibilita identificar a demanda do mercado consumidor. Este trabalho teve como objetivo identificar os principais aspectos considerados no momento da compra, por consumidores de carne suína residentes em algumas cidades da região Oeste do Paraná, mediante aplicação de pesquisa exploratória e descritiva. A primeira consistiu em um levantamento de referências sobre pesquisas com consumidores e a aplicação de questionário a dez profissionais do setor suinícola e, a segunda, consistiu de uma pesquisa com aplicação de questionário a cem consumidores de carne suína residentes nas cidades de Missal, Itaipulândia, Medianeira e São Miguel do Iguaçu, situadas na região Oeste do Paraná. A pesquisa exploratória permitiu identificar que os profissionais da suinocultura entrevistados demonstraram conhecer os fatores que interferem na qualidade da carne obtida e que algumas cidades da região estão ultrapassando a capacidade de absorção do mercado de produção de suínos. A pesquisa descritiva possibilitou verificar que todos os entrevistados consideram-se consumidores de carne suína, apesar de a maioria preferir carne bovina, sendo que 41% declararam consumir carne suína de 2 a 3 vezes por semana. Os cortes cárneos preferidos foram bisteca e costela, seguida do pernil, consumidos na maioria das vezes fritos ou assados. Itens como validade e registro de inspeção federal foram considerados os de maior importância no ato da compra e, o preço foi um dos menos importantes, sugerindo que os consumidores preocupam-se com a qualidade acima do valor econômico. Quanto aos aspectos sensoriais, a cor da carne foi a mais citada. A pesquisa contribuiu para o levantamento de características importantes consideradas pelos consumidores de carne suína e os resultados permitiram concluir que ações estratégicas poderiam ser lançadas para enfatizar os benefícios da qualidade da carne suína, permitindo que a mesma consiga alcançar um maior índice de preferência de consumo.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Buzanello, Rosana Aparecida da Silva
dc.contributor.advisor-co1Canan, Cristiane
dc.subject.cnpqTecnologia em Alimentospt_BR
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