Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13250
Título: | Utilização de holograma como recurso didático para contextualização da atomística no ensino da química |
Título(s) alternativo(s): | Use of hologram as a didactic resource for contextualization of atomistics in the teaching of chemistry |
Autor(es): | Almeida, Milene Graciele de |
Orientador(es): | Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça |
Palavras-chave: | Ensino Átomos - Modelos Holografia Teaching Atoms - Models Holography |
Data do documento: | 29-Nov-2017 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | ALMEIDA, Milene Graciele de. Utilização de holograma como recurso didático para contextualização da atomística no ensino da química. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2017. |
Resumo: | A atuação docente na atualidade apresenta inúmeros desafios sociais, culturais e tecnológicos. Não obstante a isto, a inserção de recursos didáticos capazes de propiciar situações favoráveis de aprendizagem são de grande relevância. Neste estudo, analisou-se o ensino em química da atualidade e, buscando a inovação, elaborou-se uma estrutura holográfica para utilização como recurso didático na abordagem do conteúdo de atomicidade, visando contribuir com a compreensão dos alunos sobre este conteúdo na 1ª série do ensino médio. A avaliação considerou dois cenários: anterior e posterior a implementação do recurso, mediante a aplicação de dois questionários. Para a construção da estrutura do holograma foram utilizados uma estrutura de pirâmide de vidro, um televisor de tela plana e vídeos editados contendo a origem do átomo desde o Big-Bang. Verificou-se que, anteriormente ao recurso, o entendimento dos alunos era restrito somente a exemplos em quadro e livros na sala de aula, sendo que estes não haviam tido contato com o tema por meio da utilização de tecnologia 3D. Após a aplicação do conteúdo com a utilização do recurso didático holográfico, pode ser verificado que, a tecnologia, embora presente entre os jovens, quando utilizada para o ensino ainda não tem plena aceitação pelos mesmos. Alguns mostraram-se confusos quanto a tecnologia 3D acabando por confundi-la com 2D utilizada em slides de PowerPoint, porém outros gostaram muito e chegaram ao entendimento do conteúdo atomicidade que foi-lhes transposto. Ao analisar o entendimento dos alunos após a aplicação do recurso, observou-se que houve a compreensão do átomo pela maior parte dos educandos, tanto quanto ao sentido da presença do mesmo no dia a dia. Constatou-se o entusiasmo e o envolvimento dos educandos em relação ao recurso didático holograma, permitindo considerar que a introdução da tecnologia na educação pode apresentar aspectos muito favoráveis para a abordagem de temas abstratos e que necessitam de recursos visuais como abordagem teórica. Sabe-se que a inserção de recursos diferenciados ainda é morosa devido ao costume, ao tradicionalismo, e demais questões que afligem em particular a escola pública, porém aos poucos alcança-se o objetivo da inovação positiva no ensino. |
Abstract: | The teaching activity in the present time presents numerous social, cultural and technological challenges. Notwithstanding this, the insertion of didactic resources capable of fostering favorable learning situations is of great relevance. In this study, the current teaching of chemistry was analyzed and, in search of innovation, a holographic structure was developed for use as a didactic resource in the atomicity content approach, aiming to contribute to students' comprehension about this content in the first series of the high school. The evaluation considered two scenarios: before and after the implementation of the resource, through the application of two questionnaires. For the construction of the hologram structure were used a glass pyramid structure, a flat-screen television and edited videos containing the origin of the atom since the Big Bang. It was found that prior to the resource, the students' understanding was restricted only to in-frame examples and books in the classroom, and they had not had contact with the subject through the use of 3D technology. After applying the content with the use of the didactic holographic resource, it can be verified that, although the technology, present among the young, when used for teaching has not yet fully accepted by them. Some were confused as to 3D technology eventually confusing it with 2D used in PowerPoint slides, however others liked very much and came to the understanding of the content atomicity that was transposed to them. When analyzing the students' understanding after the application of the resource, it was observed that there was the understanding of the atom by most of the students, as well as the sense of the presence of the same in the day to day. The enthusiasm and involvement of the students in relation to the didactic hologram resource was verified, allowing to consider that the introduction of technology in education can present very favorable aspects for the approach of abstract themes and that need visual resources as a theoretical approach. It is known that the insertion of differentiated resources is still time consuming due to custom, traditionalism, and other issues that particularly afflict the public school, but little by little the objective of positive innovation in teaching is achieved. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13250 |
Aparece nas coleções: | MD - Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
utilizacaohologramacomorecursodidatico.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.