Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13246
Título: Experimentação investigativa no estudo de conservação das massas
Título(s) alternativo(s): Investigative experimentation in the study of mass conservation
Autor(es): Werncke, Elaine
Orientador(es): Cedran, Jaime da Costa
Palavras-chave: Química - Experiências
Estratégias de aprendizagem
Materiais - Propriedades térmicas
Chemistry - Experiments
Learning strategies
Materials - Thermal properties
Data do documento: 6-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: WERNCKE, Elaine. Experimentação investigativa no estudo de conservação das massas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.
Resumo: Segundo Brow, Lemay e Bursten (2005), a química é o estudo das propriedades dos materiais e das mudanças sofridas por estes, e para entender essas transformações são necessários vários conceitos científicos, dentre eles está a conservação da massa. Todavia, esse conceito pode ser de difícil compreensão, o que leva os estudantes desenvolverem concepções alternativas para compreenderem tal teoria (SILVA, SOUZA E MARCONDES, 2008). Logo, pela dificuldade do tema é necessário uma estratégia educacional individualizada e, entre inúmeras, escolheuse o experimento investigativo, pois nesse o aluno é um participador ativo de seu conhecimento, desde a interpretação do problema até o levantamento de hipóteses para sua solução (OLIVEIRA, 2012) e, segundo Motta et al. (2013), por esse método o estudante demonstra maior comprometimento na construção de sua aprendizagem. Diante disso, o trabalho tem como objetivo aplicar um material de caráter investigativo sobre o conteúdo de conservação das massas e identificar por meio da implementação do material as concepções dos estudantes do primeiro ano do ensino médio sobre a conservação das massas e como a utilizam para explicar as transformações químicas.
Abstract: According to Brow, Lemay and Bursten (2005), chemistry is the study of the properties of materials and the changes they undergo, and to understand these transformations, several scientific concepts are needed, among them the conservation of mass. However, this concept can be difficult to understand, which leads students to develop alternative conceptions to understand such theory (Silva, Souza and Marcondes, 2008). Therefore, due to the difficulty of the subject, an individualized educational strategy is necessary and, among many, the investigative experiment was chosen, because in this the student is an active participant of his knowledge, from the interpretation of the problem to the raising of hypotheses for its solution ( Oliveira, 2012) and, according to Motta et al. (2013), by this method the student is more committed to their learning. Therefore, this work aims to elaborate an investigative material on mass conservation and to identify through the application of the material the conceptions of the students of the first year of high school about the conservation of the masses and how they use it to explain the chemical transformations.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13246
Aparece nas coleções:MD - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
experimentacaoestudoconservacaomassas.pdf471,93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.