Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13245
Título: | Uso de um aplicativo como recurso didático para o ensino de geometria molecular |
Título(s) alternativo(s): | Application use as a didactic resource for the teaching of molecular geometry |
Autor(es): | Lorençon, Rubia |
Orientador(es): | Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça |
Palavras-chave: | Aprendizagem ativa Autodidatismo Estratégias de aprendizagem Active learning Self-culture Learning strategies |
Data do documento: | 12-Dez-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | LORENÇON, Rubia. Uso de aplicativo como recurso didático para o ensino de geometria molecular. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019. |
Resumo: | O ensino da ciência Química enfrenta empecilhos em sua prática, essencialmente quando se trata de ensinar Geometria Molecular. A base deste conhecimento, comoo próprio nome já diz, se dá através de geometria, que precisa ser entendida, visualizada. Desta maneira, a grande dificuldade está na representação desta geometria, pois, a base de ensino tradicional trata destas questões em bidiomensionalidade, com o uso de livros e oralidade. Neste estudo, procurou-se analisar a realidade das escolas com o ensino tradicional, e o nível de conhecimento dos alunos com esta maneira de ensino, e posteriormente, aplicar um projeto para apresentar a diferença que pode-se obter, ao utilizar da tecnologia como ferramenta didática para auxiliar no processo de aprendizado, que neste caso, compete ao uso de aplicativo para smartphone. A base de comparação se deu através de pesquisa de campo, coleta de dados, através de questionários de diagnose e resultado, bem como pesquisas bibliográficas para entender a história e realidade que vem para compor o cenário estudado. O projeto aplicado consistia em a autora propor um trabalho de tal forma, que o aluno pudesse utilizar do seu aparelho smartphone para simular, visualizar e entender as geometrias propostas, o que permite que ele se torne protagonista do seu próprio processo de aprendizado. Após a aplicação,notou-se um ganho significativo no entendimento das atividades propostas, bem como o número de acertos em questões apresentadas, fato possível, graças à possibilidade de representação em tridiomensionalidade, razendo uma maneira diferente de enxergar o conteúdo proposto. Visível também a reação dos alunos ao entenderem e apresentar grande satisfação por diminuir a dificuldade no entendimento, através de uma ferramenta nova, que diga-se de passagem, eles possuem mais afinidade. Desta maneira, nota-se que o uso de ferramentas digitais, sobretudo com aplicativos, que o ensino pode ter ganhos consideráveis, e favoráveis às didáticas pré-estabelecidas, não eximindo o professor do seu papel, mas tornando-o parte fundamental para o ensino tanto do conteúdo, quanto do desenvolvimento com as mídias digitais. |
Abstract: | The teaching of chemical science faces obstacles in its practice, essentially when it comes to teaching Molecular Geometry. The basis of this knowledge, as the name implies, is through geometry, which needs to be understood, visualized. Thus, the great difficulty is in the representation of this geometry, because the traditional teaching base deals with these issues in two-mensionality, with the use of books and orality. In this study, we sought to analyze the reality of schools with traditional teaching, and the level of knowledge of students with this way of teaching, and subsequently, apply a project to present the difference that can be obtained if using technology as a didactic tool to assist in the learning process, which in this case, competes to the use of smartphone application. The basis of comparison was through field research, data collection, through diagnostic and result questionnaires, as well as bibliographic research to understand thehistory and reality that comes to compose the studied scenario. The applied project consisted of the teacher proposing the class in such a way that the student could use his smartphone to simulate, visualize and understand the proposed geometries, which allows him to become a protagonist of his own learning process. After the application, there was a significant gain in the understanding of the proposed activities, as well as the number of correct answers in questions presented, a possible fact, thanks to the possibility of epresentation in three- dimensionality, bringing a different way of seeing the proposed content. Visible also the reaction of students to understand and present great satisfaction by reducing the difficulty in understanding, through a new tool, which is said to pass, they have more affinity. Thus, it is noted that the use of digital tools, especially with applications, that teaching can have considerable gains, and favorable to pre-established didactics, not exempting the teacher from his role, but making it a fundamental part for teaching. both content and development with digital media. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13245 |
Aparece nas coleções: | MD - Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
aplicativoensinogeometriamolecular.pdf | 1,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.