Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13143
Título: Modelagem de negócios: utilização da ferramenta canvas para implantação de uma oficina de reparação automotiva
Título(s) alternativo(s): Business Modeling: using canvas tool for the implementation of a workshop of automotive repair
Autor(es): Santos, Leandro dos
Orientador(es): Wrasse, Carlos Laercio
Palavras-chave: Empreendedorismo
Negócios
Serviços ao cliente
Entrepreneurship
Business
Customer services
Data do documento: 14-Jun-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SANTOS, Leandro dos. Modelagem de negócios: Utilização da ferramenta Canvas para implantação de uma oficina de reparação automotiva. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2017.
Resumo: Este trabalho foi elaborado com o principal objetivo de apresentar conceitos referentes ao empreendedorismo, padrões de modelo de negócios, design e estratégia para formulação de uma oficina de reparação automotiva na cidade de Chapecó – Santa Catarina, através da aplicação da ferramenta Canvas, útil na melhor descrição do negócio. Desenvolvido através de um quadro visual com nove componentes, constituindo-se de segmento de clientes, proposta de valor, canais de comunicação, relacionamento com os clientes, fontes de receita, recursos principais, atividades chave, parcerias principais e estrutura de custos. O Canvas visa descrever, visualizar, mensurar e modificar o modelo de negócio, auxiliando no entendimento e compreensão do mesmo. O presente trabalho é caracterizado como exploratório-descritivo e a pesquisa se apresenta quase em total qualitativa, com alguns levantamentos de custos e receitas. A coleta de dados partiu-se de consulta ao setor automotivo, fornecedores e potenciais clientes e parceiros. O resultado justificou a pesquisa e aplicação do Canvas, pois, apresentou de forma simples o modelo de negócio pretendido com seus diferenciais na prestação de serviços ao setor automotivo.
Abstract: This work was done with the main objective to present concepts related to entrepreneurship, business model standards, design and strategy for the formulation of a workshop of automotive repair in the city of Chapecó - Santa Catarina, by applying the Canvas tool, useful in better business description. Developed through a visual picture with nine components, constituting of customer segments, value proposition, communication channels, customer relationships, revenue streams, key resources, key activities, key partnerships and structure custos.O canvas aims to describe, visualize, measure and modify the business model, helping the understanding and comprehension of it. This study is characterized as exploratory and descriptive research presents qualitative almost full, with some cost surveys and revenues. Data collection was split consultation to the automotive sector, suppliers and potential customers and partners. The result justified the research and application of Canvas, as presented simply the desired business model with its advantages in providing services to the automotive sector.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13143
Aparece nas coleções:MD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
modelagemnegocioferramentacanvas.pdf721,48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.