Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1298
Título: Alocação de recursos em nível operacional com incerteza nos dados
Título(s) alternativo(s): Sistema de alocação de recursos de transporte com a presença de incerteza nos dados
Autor(es): Lima, Matheus Garibalde Soares de
Orientador(es): Rodrigues, Luiz Carlos de Abreu
Palavras-chave: Pesquisa operacional
Programação heurística
Otimização combinatória
Incerteza (Economia)
Alocação de recursos
Transporte de mercadorias - Processo decisório
Simulação (Computadores)
Engenharia mecânica
Operations research
Heuristic programming
Combinatorial optimization
Uncertainty
Resource allocation
Shipment of goods - Decision making
Computer simulation
Mechanical engineering
Data do documento: 31-Mai-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LIMA, Matheus Garibalde Soares de. Alocação de recursos em nível operacional com incerteza nos dados. 2012. 124 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica e de Materiais) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
Resumo: O estudo tem como finalidade tratar a alocação de recursos no nível operacional com a presença de incertezas. Para isso, foi proposta uma abordagem de otimização usando métodos heurísticos. As soluções de problemas de produção e logística, comumente abordadas em pesquisa operacional, exploram diversos parâmetros dentre os quais o presente estudo considera três como de incerteza: demanda, tempo de execução e indisponibilidade de recursos. Para tal finalidade foi escolhido como estudo de caso a resolução de um problema de logística. O problema consiste na minimização dos custos de operação, na seleção de veículos em uma frota heterogênea, consolidação das cargas para cada cliente e na seleção do tipo de frete utilizado. Quanto ao tipo de frete, são considerados dois, os quais se diferenciam quanto aos ativos envolvidos na produção e ao tipo de prestação de serviço, sendo eles: i) frota da empresa com serviço terceirizado; ii) frota e serviços totalmente terceirizados. O problema original foi decomposto em duas etapas: i) Compartimentalizador e ii) Alocador. As duas etapas são solucionadas via a abordagem de Busca Tabu, sendo que a primeira etapa (Compartimentalizador) gera uma lista dos carregamentos factíveis que atenda pedidos de até três clientes distintos. O Alocador se utiliza da lista dos carregamentos factíveis para definir como e quando cada pedido será atendido. Os resultados indicam a viabilidade da adoção desta abordagem para a solução de problemas reais.
Abstract: The study aims to address the allocation of resources at the operational level under uncertainties. For this reason, it was proposed an optimization approach based on heuristic methods. The resolutions of production and logistics problems, commonly addressed in operational research, explore various parameters among which the present study considers three variables of uncertainty: demand, operation time and resources availability. For this purpose a logistics problem was chosen as study of case. The problem consists in minimizing cost operation, selection of vehicles in a heterogeneous fleet, consolidation of loads for each client and selecting the type of freight payables. Regarding of freight payables types, there are centered in two different tariffs, mainly due to assets and service negotiation, such as: i) fleet controlled by company and service outsource; ii) fleet and service completely outsource. The resolution of the original problem was broke down in two steps: i) Compartmentalizer and ii) Allocator. Both steps are solved through Tabu Search approach; the first step (Compartmentalizer) generates a list of feasible shipments to fulfill orders up to three different customers. The second step, the allocator uses the list of feasible shipments to define how and when each request will be supplied. The results aim the feasibility of assumes this approach in order to solve real problems.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1298
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGEM_M_Lima, Matheus Garibalde Soares de_2012.pdf2,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.