Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12873
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTrebesquim, Alexandre de Oliveira
dc.date.accessioned2020-11-16T13:57:04Z-
dc.date.available2020-11-16T13:57:04Z-
dc.date.issued2013-08-29
dc.identifier.citationTREBESQUIM, Alexandre de Oliveira. Aplicação de um modelo computacional na simulação do processo de pintura do produto de maior giro de uma empresa moveleira. 2013. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12873-
dc.description.abstractThis study aimed to implement a computational model to simulate the painting process operational dynamics of the highest turnover product of a furniture industry. The stochastic, discrete and dynamics model was implemented in the Arena® simulation software. As a comparison parameter among the data obtained from the system and generated by the model, the TEFSL variable (Waiting Time in the Sanding Section Queue) was chosen. In the model validation, by the Variance Analysis, statistical differences among the values obtained from the real system and the ones generated by the model were not detected. The simulation results showed that, at the painting sector, the use of two more employees is more advantageous in relation to the employee current number, as well by the painting time point of view as by the piece permanence time in the system.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectArena (Programa de computador)pt_BR
dc.subjectAdministração - Métodos de simulaçãopt_BR
dc.subjectIndústria de móveispt_BR
dc.subjectArena (Computer file)pt_BR
dc.subjectManagement - Simulation methodspt_BR
dc.subjectFurniture industry and tradept_BR
dc.titleAplicação de um modelo computacional na simulação do processo de pintura do produto de maior giro de uma empresa moveleirapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo implementar um modelo computacional para simular a dinâmica operacional do processo de pintura, do produto de maior giro, de uma indústria moveleira. O modelo do tipo dinâmico, discreto e estocástico foi implementado no software de simulação Arena®. Como parâmetro de comparação entre os dados obtidos a partir do sistema e gerados pelo modelo foi selecionada a variável TEFSL (Tempo de Espera na Fila da Seção de Lixa). Na validação do modelo, por meio de Análise de Variância, não foram detectadas diferenças estatísticas entre os valores obtidos do sistema real e os gerados pelo modelo. Os resultados de simulação demonstraram que a utilização de mais dois funcionários no setor de pintura é mais vantajosa, em relação ao atual número de funcionários, tanto do ponto de vista do tempo de pintura quanto do tempo de permanência das peças no sistema.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, José Airton Azevedo dos
dc.subject.cnpqEngenharia de Produçãopt_BR
Aparece nas coleções:MD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_COENP_ 2013_1_01.PDF789,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.