Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12829
Título: Aplicação de métodos de previsão de demanda em uma empresa de serviços automotivos no Paraná
Título(s) alternativo(s): Application of methods of forecast of demand in a company of automotive services of Paraná
Autor(es): Finkler, Bruna Kastner Olivi
Lourenço Junior, Gerson
Orientador(es): Kunh, Peterson Diego
Palavras-chave: Análise de séries temporais
Previsão de negócios
Planejamento
Time-series analysis
Business forecasting
Planning
Data do documento: 17-Jun-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: FINKLER, Bruna Kastner Olivi; LOURENÇO JUNIOR, Gerson. Aplicação de métodos de previsão de demanda em uma empresa de serviços automotivos no Paraná. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.
Resumo: A busca pela redução de custos e o aumento da competitividade vem sendo um grande desafio no âmbito empresarial. Sendo assim, a capacidade de prever dados futuros torna-se uma ferramenta de grande importância dentro de uma empresa. Para a elaboração deste trabalho, a empresa foi dividida entre os setores de condicionadores de ar e de radiadores. A partir disto, foram selecionados os três produtos mais vendidos nos últimos quatro anos, resultando em seis séries de dados. Com isto, foi feito um comparativo entre os métodos de previsão de demanda: Médias móveis, Holt-Winters e ARMA. Para três dos seis produtos, sendo eles compressor, evaporador e aditivo, o modelo que apresentou o menor erro no ajuste foi o de Médias móveis, já para os demais produtos, que são condensador e caixa plástica, o modelo com o melhor ajuste foi o ARMA.
Abstract: The persuit of cost reduction and increased competitiveness has been a major challenge at the corporate level. Thus, the ability to forecast future data becomes a tool of great importance within a company. For the elaboration of this work, the company was divided between the sectors of air conditioners and radiators. From this, the three best-selling products in the last four years were selected, resulting in six data series. With this, a comparison was made between the methods of forecasting demand: Moving averages, Holt-Winters and ARMA. For three of the six products, being compressor, evaporator and additive, the model that presented the smallest error in the adjustment was the Moving averages, for the other products, which are condenser, radiator and plastic box, the model with the best fit was the ARMA.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12829
Aparece nas coleções:MD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
previsaodemandaservicosautomotivos.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.