Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12823
Título: | Combinação de métodos heurísticos na resolução de um problema de roteamento de veículos capacitados |
Autor(es): | Gasparin, Eduardo |
Orientador(es): | Teixeira, Levi Lopes |
Palavras-chave: | Transporte rodoviário Programação heurística Cadeia de logística integrada Transportation, Automotive Heuristic programming Integrated logistic support |
Data do documento: | 1-Dez-2014 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | GASPARIN, Eduardo. Combinação de métodos heurísticos na resolução de um problema de roteamento de veículos capacitados. 2014. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. |
Resumo: | O setor de transportes no Brasil apresenta vários aspectos deficitários, entre eles o uso maciço do modal rodoviário, a infraestrutura e não otimização dos processos de distribuição dos produtos. Esses fatores influenciam diretamente na elevação dos preços dos produtos, especialmente aqueles transportados através do modal rodoviário. Importante demanda do transporte rodoviário é o roteamento de veículos, modelos nessa área são de grande complexidade e o valor de investimento em ferramentas computacionais comerciais de roteirização é bastante elevado. Nesta realidade, o presente trabalho busca a formação das rotas de entrega de uma transportadora, possibilitando a otimização e padronização de seus procedimentos e com isso melhorar sua eficiência técnico-econômica. Para a formação dos roteiros realizou-se revisão de literatura para levantamento dos principais métodos heurísticos para o problema. Sendo propostas três etapas para a resolução do problema: formação de clusters, localização de facilidades e roteamento. Após a implementação destas técnicas foram realizadas simulações computacionais, de onde foram obtidos os roteiros para cada um dos agrupamentos formados com as cidades atendidas pela empresa estudada neste trabalho. |
Abstract: | The transport sector in Brazil presents various aspects deficit, including massive use of road transport, infrastructure and not optimization of product distribution processes. These factors directly influence the rise in prices of products, especially those transported by road transportation. Important demand for road transport is the routing of vehicles, models in this area are of great complexity and investment value in routing commercial computational tools is quite high. In reality, this paper seeks the formation of the delivery routes of a carrier, enabling the optimization and standardization of its procedures and thereby improve their technical and economic efficiency. For the formation of the scripts was held to review the literature survey of the main heuristic methods to the problem. Being proposed three steps to solve the problem: clustering, facility location and routing. After the implementation of these techniques computational simulations were performed, from which we obtained the scripts for each of the groups formed with the cities served by the company studied here. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12823 |
Aparece nas coleções: | MD - Engenharia de Produção |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_COENP_TCC_2014_2_05.pdf | 1,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.