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dc.creatorNegrão, Daniella Amanda
dc.date.accessioned2020-11-16T13:51:19Z-
dc.date.available2020-11-16T13:51:19Z-
dc.date.issued2018-08-03
dc.identifier.citationNEGRÃO, Daniella Amanda. Análise do sistema de atendimento ao paciente em uma unidade de pronto atendimento: estudo de caso utilizando a simulação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12749-
dc.description.abstractTime in the health care queue, according to the risk classification, is an indicator of the performance of a Emergency Care Unit (UPA). Long wait times can lead to overcrowding of units and worsen patient care. In this context, the objective of this work was to apply computational simulation techniques to analyze the operational dynamics of the service process of a Emergency Care Unit located in the western region of Paraná. A dynamic, discrete and stochastic model was implemented in the JaamSim simulation software. Simulation results have shown that waiting times in the queue of doctors’ offices are lower than the times recommended by the Manchester Protocol.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSimulação (Computadores)pt_BR
dc.subjectSoftwarept_BR
dc.subjectConsultórios médicospt_BR
dc.subjectComputer simulationpt_BR
dc.subjectComputer softwarept_BR
dc.subjectMedical officespt_BR
dc.titleAnálise do sistema de atendimento ao paciente em uma unidade de pronto atendimento: estudo de caso utilizando a simulaçãopt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the patient care system in a prompt care unit: case study using the simulation.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO tempo de espera na fila de atendimento, conforme a classificação de risco, é um indicador de desempenho de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Tempos de espera longos podem acarretar superlotação das unidades e piorar o atendimento dos pacientes. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo aplicar técnicas de simulação computacional para analisar a dinâmica operacional do processo de atendimento de uma Unidade de Pronto Atendimento localizada na região oeste paranaense. Um modelo do tipo dinâmico, discreto e estocástico foi implementado no software de simulação JaamSim. Resultados de simulação demonstraram que os tempos de espera, na fila dos consultórios médicos, são menores que os tempos recomendados pelo Protocolo de Manchester.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, José Airton Azevedo dos
dc.contributor.advisor-co1Seabra Júnior, Edward
dc.contributor.referee1Santos, José Airton Azevedo dos
dc.contributor.referee2Marchetti, Ivair
dc.contributor.referee3Schmidt, Carla Adriana Pizarro
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
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