Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12737
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Pamela Goulart da
dc.date.accessioned2020-11-16T13:51:02Z-
dc.date.available2020-11-16T13:51:02Z-
dc.date.issued2018-11-26
dc.identifier.citationSILVA, Pamela Goulart da. Ferramentas de estratégias competitivas aplicadas em um empreendimento: um estudo de caso. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12737-
dc.description.abstractIn result of globalization, the family businesses are constantly searching for strategies intending to acquire competitive advantage in order to survive on the market. On this perspective, the realization of a strategic planning had become essential for entrepreneurs understand the environment where they act and seize the opportunity to distinguish themselves from the opponents. Since the aim of the research is to analyze the impact caused by the opponents in the commercial establishment and utilize the strategic tools in order to stand out against competitors, will utilize the competitive strategic tools: SWOT Analysis, Balanced Scorecard and Porter Generic Strategies. The study methodology will be of applied nature, qualitative approach (observation and open questions) and quantitively (quis). Still, the research will be descriptive and the proceeding will be a case study with survey, besides the benchmarking process. The main results generated by the research are related to the researcher’s direct observations and the analysis of the scenarios involving the strategic tools.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectBenchmarking (Administração)pt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectEntrepreneurshippt_BR
dc.subjectBenchmarking (Management)pt_BR
dc.subjectPlanningpt_BR
dc.titleFerramentas de estratégias competitivas aplicadas um empreendimento: um estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeTools of competitive strategies applied in a enterprise: um estudo de casopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEm decorrência da globalização, as empresas familiares estão buscando estratégias de forma constante, a propósito de adquirir vantagem competitiva para sobreviver no mercado. Nesta perspectiva, a realização de um planejamento estratégico se tornou essencial para os empresários conhecerem o ambiente em que atuam e usufruírem das oportunidades de se distinguirem dos oponentes. O intuito da pesquisa foi analisar o impacto que os adversários causaram no estabelecimento comercial e utilizar as ferramentas de estratégias competitivas para se destacarem frente aos concorrentes, como: Análise SWOT, Balanced Scorecard e Estratégias Genéricas de Porter. A metodologia do estudo foi de natureza aplicada, abordagem qualitativa (observação e perguntas abertas) e quantitativa (questionário). Ainda, a pesquisa foi descritiva e o procedimento foi um estudo de caso com levantamento, além do processo de benchmarking. Os principais resultados gerados pelo estudo foram relacionados às observações diretas do pesquisador e às análises dos cenários envolvendo as ferramentas de estratégiaspt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Reinalda Blanco
dc.contributor.referee1Pereira, Reinalda Blanco
dc.contributor.referee2Melges, André Inácio
dc.contributor.referee3Seabra Júnior, Edward
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ferramentascompetitivasempreendimentoestratégias.pdf1,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.