Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12735
Título: | Estudo comparativo entre empresas ferroviárias - um estudo das diferenças do mercado privado e estatal |
Título(s) alternativo(s): | Comparative study between railway undertakings – a study of differences from the private and state market |
Autor(es): | Gon, Lucas Chiesa Gonçalves |
Orientador(es): | Santos, Cidmar Ortiz dos |
Palavras-chave: | Transporte ferroviário de carga Revolução industrial Economia Railroads - Freight Industrial revolution Economics |
Data do documento: | 29-Nov-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | GON, Lucas Chiesa Gonçalves. Estudo comparativo entre empresas ferroviárias - um estudo das diferenças do mercado privado e estatal. 2018. Trabalho de conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. |
Resumo: | Com o início da Revolução Industrial, percebeu-se que o setor ferroviário possuía grande importância para a economia, pelo fato de aumentar a velocidade do transporte de mercadorias, diminuir o valor do deslocamento e aumentar o número de trocas de produtos. Atualmente, no Brasil, há dois tipos de organizações no setor ferroviário, o estatal, onde o governo é o administrador da organização, e o privado, que surgiu após a criação do Programa Nacional de Desestatização, criado pelo então presidente Fernando Collor de Melo. Visando compreender as diferenças entre os dois setores, utilizou-se de dados obtidos através da Agência Nacional de Transportes Terrestres, no qual foi possível compreender e comparar as estratégias de investimentos na melhoria do serviço de transporte ferroviário de cargas, bem como obter indicadores de desempenho das organizações como a capacidade de transporte de cargas, os tipos de produtos transportados e a disponibilidade de locomotivas de ambas empresas, permitindo-se então a realização da comparação entre a administração pública e privada. |
Abstract: | With the beginning of the Industrial Revolution, it was noticed that the railway sector had great importance for the economy, because it increases the speed of the transport of loads, decreases the value of the displacement and increases the number of exchanges of products. Currently in Brazil, there are two types of organizations in the railway sector, the state, where the government is the administrator of the organization, and the private sector, which emerged after the creation of the National Privatization Program created by then President Fernando Collor de Melo. Between the two sectors, data obtained through the National Land Transport Agency were used, in which it was possible to understand and compare investment strategies in the improvement of rail freight services, as well as to obtain performance indicators such as freight transport, types of products transported and availability of locomotives from both companies, allowing a comparation between public and private administration. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12735 |
Aparece nas coleções: | MD - Engenharia de Produção |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
estudoempresasmercadoestatal.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.