Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1256
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartins, Elisângela Karine-
dc.date.accessioned2015-06-12T19:38:32Z-
dc.date.available2015-06-12T19:38:32Z-
dc.date.issued2012-12-12-
dc.identifier.citationMARTINS, Elisângela Karine. Histórias em quadrinhos no ensino de ciências: uma experiência para o ensino do sistema nervoso. 2012. 160 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1256-
dc.descriptionAcompanha: Sugestão de roteiro para a produção de histórias em quadrinhos no ensino de ciênciaspt_BR
dc.description.abstractComics are characterized by a language that students recognize as part of their reality, as well as a ludic appearance, which makes them a powerful medium. Other than that, comics offer richness of content and are well accepted by the students, which feel encouraged to learn. Thus, the present study has as a purpose to identify the contributions of this genre in Science Education, specifically to study the nervous system, in the 5th grade of an elementary school. The study was conducted with a group of seventeen students in a private school in Ponta Grossa city, Paraná State, Brazil The research was conducted through a qualitative, interpretative and applied approach, based on Waldomiro Vergueiro, Miriam and Krasilchik Nelio Bizzo studies. The results depicted the importance of reading, using and constructing comics in the consolidation of mental schemes on the students, who can organize what they have learned. The details of the comics produced by such students indicate that the manufacture and usage of comics stimulates and awakens the desire to learn on the student, setting a Meaningful Learning. As a final product of this dissertation, a script with suggestions for teachers of elementary school to use comics in Science Teaching is presented.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhos na educaçãopt_BR
dc.subjectLinguagem e línguaspt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectSistema nervosopt_BR
dc.subjectComic books, strips, etc., in educationpt_BR
dc.subjectLanguage and languagespt_BR
dc.subjectSciencept_BR
dc.subjectNervous systempt_BR
dc.titleHistórias em quadrinhos no ensino de ciências: uma experiência para o ensino do sistema nervosopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoAs Histórias em Quadrinhos (HQs) caracterizam-se pela linguagem próxima da realidade dos alunos, pela aparência lúdica, o que as torna um veículo de comunicação poderoso que, além de ter riqueza de conteúdos e possibilidade de explorar muitos significados, é bem aceita pelos estudantes, que se sentem estimulados a aprender. Assim, a presente pesquisa objetivou identificar as contribuições desse gênero textual no Ensino de Ciências, especificamente para o estudo do Sistema Nervoso, no 5º ano do ensino fundamental I. O trabalho foi desenvolvido com um grupo de dezessete alunos em uma escola da rede privada do município de Ponta Grossa – PR. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, de natureza interpretativa e aplicada, tendo como suporte teórico os estudos de Waldomiro Vergueiro, Miriam Krasilchik e Nélio Bizzo. Os resultados obtidos demonstraram a importância da leitura, do uso e da construção de HQs na consolidação de esquemas mentais que organizem o aprendido. A riqueza de detalhes das histórias produzidas pelos alunos são um indicador de que a confecção e uso de HQs estimula e desperta a vontade de aprender do educando, configurando a aprendizagem. Como produto final dessa dissertação, confeccionou-se um roteiro com sugestões para os professores do Ensino Fundamental I de como utilizar Histórias em Quadrinhos no Ensino de Ciências.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Stadler, Rita de Cássia da Luz-
dc.contributor.advisor-co1Carletto, Marciah Regina-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Martins, Elisangela Karine_2012.pdf7,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_PPGECT_M_Martins, Elisangela Karine_2012_1.pdf377,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.