Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1246
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Freitas, Sheila Cristiana de | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-11T17:36:50Z | - |
dc.date.available | 2015-06-11T17:36:50Z | - |
dc.date.issued | 2012-12-19 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Sheila Cristiana de. A utilização de mapas conceituais como apoio ao ensino de análise de requisitos de software . 2012. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1246 | - |
dc.description | Acompanha : Manual didático para o desenvolvimento de aulas no ensino de análise de requisitos de software utilizando aprendizagem significativa e mapas conceituais | pt_BR |
dc.description.abstract | The aim of this study was to evaluate the contribution of meaningful learning and concept maps in teaching analysis of software requirements. The thematic approach researched David Ausubel's theory of meaningful learning and the construction of concept maps as tools to support teaching analysis of software requirements in technical courses in computer science. The survey classified as exploratory qualitative, interpretive origin and has been held in the classroom, in a class of computer technician course in subsequent modality containing fourteen students. divided into stages. The classes include the use of previous organizers in presenting the theory of requirements analysis, exercises suggest that the search for knowledge existing in the cognitive structure and the construction of concept maps made by the teacher to support teaching and by students, about the concepts of software requirements for the completion of course work (TCC). The results were analyzed by the class teacher's point of view where it was realized that the strategy used in this work, but precisely in class 2, helped the student make the anchoring of subsumers and thus the assimilation of new concepts in class and 7 are able to construct conceptual maps to establish the connection between the concepts. Finally, in view of the students through a press conference about the benefits of using concept maps in class requirements analysis and software which were rated as satisfactory. It produced a teaching manual containing the steps used in this work which can be used by other teachers. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.subject | Engenharia de software | pt_BR |
dc.subject | Análise de sistemas | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Mapas cognitivos (Psicologia) | pt_BR |
dc.subject | Software engineering | pt_BR |
dc.subject | System analysis | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Cognitive maps (Psychology) | pt_BR |
dc.title | A utilização de mapas conceituais como apoio ao ensino de análise de requisitos de software | pt_BR |
dc.title.alternative | The use of concept maps to support teaching software requirements analysis | - |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho foi avaliar a contribuição da aprendizagem significativa e mapas conceituais no ensino de análise de requisitos de software. As temáticas perquiridas abordam a teoria de David Ausubel sobre aprendizagem significativa e a construção de mapas conceituais como ferramentas de apoio ao ensino de análise de requisitos de software nos cursos técnicos em informática. A pesquisa classificada como exploratória de natureza qualitativa, possui origem interpretativa e foi realizada em sala de aula, em uma turma do curso técnico em informática na modalidade subseqüente contendo quatorze alunos. As aulas contemplam a utilização de organizadores prévios na apresentação da teoria de análise de requisitos, exercícios que sugerem a busca por conhecimentos já existentes na estrutura cognitiva e a construção de mapas conceituais realizados pelo professor como apoio didático, e pelos alunos, na relação dos conceitos dos requisitos de software relativos ao trabalho de conclusão de curso (TCC). Os resultados foram analisados por aulas do ponto de vista do professor onde se percebeu que a estratégia utilizada neste trabalho, mas precisamente na aula 2, contribuiu para que o aluno faça a ancoragem dos subsunçores e assim a assimilação dos novos conceitos e na aula 7 são capazes de construir mapas conceituais para estabelecer a ligação entre os conceitos. Por fim, na visão dos alunos através de entrevista coletiva quanto aos benefícios de utilização de mapas conceituais nas aulas de análise de requisitos de software e os quais foram classificados como satisfatórios. Foi produzido um manual didático contendo os passos utilizados neste trabalho o qual poderá ser utilizado por outros professores. | pt_BR |
dc.degree.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.degree.level | Mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Francisco, Antonio Carlos de | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PG_PPGECT_M_Freitas, Sheila Cristiana de_2012.pdf | 1,55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
PG_PPGECT_M_Freitas, Sheila Cristiana de_2012_1.pdf | 841,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.