Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1243
Título: | O ensino da função orgânica amina por meio de um jogo didático em um enfoque CTS |
Autor(es): | Ramos, Elaine da Silva |
Orientador(es): | Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto |
Palavras-chave: | Química orgânica Jogos Aprendizagem Ciência Chemistry, Organic Games Learning Science |
Data do documento: | 26-Ago-2013 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | RAMOS, Elaine da Silva. O ensino da função orgânica amina por meio de um jogo didático em um enfoque CTS. 2013. 151 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2013. |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo desenvolver um jogo didático para o ensino da função orgânica amina em um enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e suas principais contribuições. O trabalho foi realizado com 50 alunos do terceiro ano do ensino médio matutino de um colégio da rede estadual de ensino de Ponta Grossa. A abordagem metodológica utilizada foi a quantitativa e de avaliação. Para a coleta dos dados utilizou-se como instrumento principal o questionário com questões abertas e fechadas. Mas com o objetivo de ampliar a coleta de dados utilizaram-se anotações em diário de campo, gravações em áudio e vídeo. As atividades totais realizadas foram divididas em 15 momentos, nos quais se buscou estabelecer as relações sociais da ciência e da tecnologia. Os principais resultados evidenciaram que inicialmente eles não possuíam conhecimento sobre essa função e suas implicações sociais. Foi possível perceber que a utilização do jogo proposto neste estudo estimulou a curiosidade e a aprendizagem dos alunos, evidenciando-o como estratégia para o ensino e o desenvolvimento social, emocional e intelectual dos alunos. Em relação às concepções sobre ciência e tecnologia percebeu-se pelo estudo que, a maioria deles ainda continua com a visão linear da ciência, porém eles se tornaram mais reflexivos em relação as suas implicações sociais. |
Abstract: | This paper aimed to develop a didactic game for teaching the organic function amine focusing in Science-Technology-Society (STS) and its main contributions. The study was performed with 50 senior high school students of the morning period from a public school in Ponta Grossa. Quantitative and evaluation methodological approaches were used. For data collection a questionnaire with open-ended and closed-ended questions was used. However, in order to expand the data collection, field diary notes, audio and video recording were used. The total of activities performed was divided in 15 moments, in which it was attempted to establish social relationships of science and technology. The main results made evident that initially they had no knowledge of this function and its social implications. It was possible to realize that the use of the game proposed in this study stimulated the student's curiosity and learning, showing it as a strategy for teaching and for social, emotional and intellectual development of students. In relation to concepts of science and technology, it was noticed by the study that most of them still have a linear view on science, but they have become more reflexive about its social implications. |
Descrição: | Acompanha : Jogo perfil orgânico aminas: algumas sugestões de inserção na sala de aula. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1243 |
Aparece nas coleções: | PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PG_PPGECT_M_Ramos, Elaine da Silva_2013.pdf | 9,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
PG_PPGECT_M_Ramos, Elaine da Silva_2013_1.pdf | 8,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.