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Título: Histórias orais de educadores: narrativas de como me tornei docente e necessidades formativas
Título(s) alternativo(s): Oral history of education professionals: perspectives for new teacher knowledge
Autor(es): Baptistone, Gabriel Ferreira
Orientador(es): Figueiredo, Márcia Camilo
Palavras-chave: História oral
Professores - Formação
Educação permanente
Química - Estudo e ensino
Oral history
Teachers, Training of
Continuing education
Chemistry - Study and teaching
Data do documento: 4-Jul-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: BAPTISTONE, Gabriel Ferreira. Histórias orais de educadores: narrativas de como me tornei docente e necessidade formativas. 2019. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.
Resumo: O profissional docente para lecionar no século XXI, deve entender, além de conhecimentos científicos de sua área, vários outros assuntos que necessitam de habilidades dentro de sala de aula, tais como: gestão, clareza na comunicação, formação contínua no campo didático, pedagógico e metodológico ao como ensinar conteúdos curriculares, bem como avaliar e refletir em torno do seu ofício. Dado o exposto, não se deve esquecer que muitos profissionais da educação básica também contribuem com a formação inicial de professores, pois são eles a porta de entrada para que licenciandos vivenciem a realidade escolar durante disciplinas de Estágios Supervisionados. Portanto, a pesquisa objetivou conhecer histórias orais de professores que supervisionam estágios em um curso de licenciatura em Química a fim de saber como se tornaram e continuaram na profissão docente para subsidiar propostas de formação inicial e continuada. Para a coleta de dados qualitativos, conforme Flick (2004), foi realizada uma entrevista semiestruturada com 13 perguntas de acordo com a metodologia de história oral (MEIHY, 2000). A partir das narrativas (CLANDININ; CONNELLY, 2011) coletadas, estas foram analisadas para verificar qual é a necessidade formativa dos participantes da pesquisa, e com base nelas, propor um curso no segundo semestre de 2019. Esta pesquisa permitiu compreender melhor o porquê de escolherem a profissão, suas dificuldades, o início de suas carreiras, e ainda porque continuaram exercendo a docência além das necessidades formativas que apresentam. Todos os professores estão satisfeitos com sua profissão e acreditam terem evoluído desde o início de sua carreira. Entretanto, depreende-se que, os professores carecem de formação continuada no concernente aos recursos tecnológicos como: simuladores, visualizador de moléculas, plataformas de perguntas e respostas e laboratórios virtuais.
Abstract: Teaching professionals in the 21st century must understand, in addition to scientific knowledge in their area, several other subjects that need skills within the classroom, such as: management, clarity in communication, continuous training in the didactic, pedagogical and methodological approach to how to teach curriculum content, as well as evaluate and reflect around their craft. Given the above, it should not be forgotten that many primary education professionals also contribute to initial teacher training, since they are the gateway for graduates to experience the school reality during Supervised Internship disciplines. Therefore, the research aimed to know oral histories of teachers who supervise internships in a degree course in Chemistry in order to know how they became and continued in the teaching profession to subsidize initial and continuing training proposals. For the qualitative data collection, according to Flick (2004), a semi-structured interview with 13 questions was carried out according to the oral history methodology (MEIHY, 2000). Based on the collected narratives (CLANDININ, CONNELLY, 2011), these were analyzed to verify the formative need of the research participants, and based on them, to propose a course in the second semester of 2019. This research allowed a better understanding of why choose their profession, their difficulties, the beginning of their careers, and also because they continued to practice teaching beyond the training needs they present. All teachers are satisfied with their profession and believe they have evolved from the beginning of their careers. However, teachers lack continuous training in technological resources such as: simulators, molecule viewer, question and answer platforms and virtual laboratories.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12355
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