Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12350
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorArmelin, Paula Fernanda
dc.date.accessioned2020-11-16T11:59:02Z-
dc.date.available2020-11-16T11:59:02Z-
dc.date.issued2019-07-02
dc.identifier.citationARMELIM, Paula Fernanda. Folder informativo para práticas pedagógicas inclusivas: uma ferramenta didática sobre alunos surdos e com deficiência auditiva. 2019. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12350-
dc.description.abstractIn Brazil, inclusive education has been a challenge for the school community, especially for teachers in the classroom, as they still lack theoretical and pedagogical understandings for the dissemination of knowledge, in order to provide all students with the same opportunities. Given the above, the objective of this work was to identify the training needs of high school teachers in regular education. With the application of a dissertation questionnaire regarding inclusive education and based on the answers of the research participants, an analysis was carried out to identify the main experiences mentioned, and most of the answers indicated that they have a greater experience in the inclusion of Deaf students and hearing impaired. Subsequently there was the development of the information material in folder format as an aid to the teacher in the inclusive practice regarding the attendance of this target audience. The folder was delivered to the participants, who had one week to do their reading and finally, another questionnaire was applied to verify if the material developed contributed to meet the training needs of the participating teachers and the results obtained show that the folder was perceived as having a simple, clear and objective language and that the participants liked the material, in addition to considering the matter important and necessary.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectFolhetospt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectSurdos - Educaçãopt_BR
dc.subjectDeficientes auditivospt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.subjectPamphletspt_BR
dc.subjectDeaf - Educationpt_BR
dc.subjectHearing impairedpt_BR
dc.titleFolder informativo para práticas pedagógicas inclusivas: uma ferramenta didática sobre alunos surdos e com deficiência auditivapt_BR
dc.title.alternativeInformation folder for inclusive pedagogical practices: a didactic tool on deaf and hearing impaired studentspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoNo Brasil, a educação inclusiva tem sido um desafio para a comunidade escolar, principalmente para os professores em sala de aula, pois estes ainda carecem de entendimentos teóricos e pedagógicos para a difusão do conhecimento, a fim de proporcionar a todos os alunos realmente as mesmas oportunidades. Dado o exposto, o objetivo deste trabalho foi identificar as necessidades formativas de professores do Ensino Médio na educação regular. Com a aplicação de um questionário dissertativo a respeito da educação inclusiva e a partir das respostas dos participantes da pesquisa, realizou-se uma análise para identificar as principais vivências citadas, e a maioria das respostas indicou que eles possuem maior experiência com a inclusão de alunos Surdos e Deficientes Auditivos. Posteriormente houve o desenvolvimento do material informativo em formato de folder como auxílio ao professor na prática inclusiva frente ao atendimento desse público-alvo. O folder foi entregue aos participantes, os quais tiveram uma semana para fazer sua leitura e, por fim, foi aplicado outro questionário dissertativo para verificar se o material desenvolvido contribuiu para suprir as necessidades formativas dos professores participantes e os resultados obtidos mostram que o folder foi percebido como tendo uma linguagem simples, clara e objetiva e que os participantes gostaram do material, além de considerarem o assunto importante e necessário.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Alcioni Galdino
dc.contributor.advisor-co1Gresczysczyn, Marcella Cristyanne Comar
dc.contributor.referee1Prais, Jacqueline Lidiane de Souza
dc.contributor.referee2Charallo, Thalita Gabriela Comar
dc.contributor.referee3Gresczyscyzn, Marcella Cristyanne Comar
dc.contributor.referee4Vieira, Alcioni Galdino
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:LD - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_COLIQ_2019_1_08.pdf670,31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.