Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12348
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMendes, Michel
dc.date.accessioned2020-11-16T11:59:00Z-
dc.date.available2020-11-16T11:59:00Z-
dc.date.issued2018-12-04
dc.identifier.citationMENDES, Michel. Ensino de eletroquímica sob a proposta CTSA na formação docente. 2018. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12348-
dc.description.abstractThe CTSA perspective is an approach that needs to interrelate scientific contents whit science, technology, society and environment as, for example, questions related to technological advances (example: computers, cell phones, electronic devices) that can impact on society and the environment. Therefore, it is imperative that the teacher insert in the teaching of Chemistry discussions that allow the student to reflect and think about the CTSA in their daily life. Considering these considerations, this work was developed to plan the teaching of the content of Electrochemistry under the CTSA proposal to evaluate how Chemistry graduates conceive the CTSA relations for the teaching and learning processes. For this, sought to answer the following question: "What is the importance of the CTSA proposal for the initial formation of the Chemistry teacher?". The collect of qualitative data was attended by eight residents of the Pedagogical Residency Program of the Degree in Chemichal Education, who contributed with reflections, questionnaire responses and group interviews during the application of the CTSA proposal for the teaching of Electrochemistry, titled: "Electro-portable devices and electrical appliance devices: friends or foes?". The results obtained were analyzed through Discursive Textual Analysis, according to Moraes and Galiazzi (2006). It was concluded that, at the beginning of the research, the graduates conceptions about the CTSA perspective still evidenced the need to deal more deeply with the subject, revealing the importance of research in contributing to the re-elaboration of their perceptions. Above all, the seriousness of aproach more effectively aspects related to CTSA in initial teacher formation, in sense of to learn how to contemplate the needs of the student, of the teacher in having to research to plan, apply and evaluate their classes via CTSA. For future research, it is suggested the application of the CTSA proposal for the teaching of Electrochemistry.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEletroquímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPensamento críticopt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectElectrochemistry - Study and teachingpt_BR
dc.subjectCritical thinkingpt_BR
dc.subjectPerceptionpt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.titleEnsino de eletroquímica sob a proposta CTSA na formação docentept_BR
dc.title.alternativeTeaching of electrochemistry under the CTSA proposal in teacher formationpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA perspectiva CTSA consiste em uma abordagem na qual precisa inter-relacionar conteúdos científicos com ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente como, por exemplo, questões relacionadas a avanços tecnológicos (exemplo: computadores, celulares, aparelhos eletrônicos) que podem causar impactos para a sociedade e o meio ambiente. Portanto, é imprescindível que o professor insira no ensino de Química discussões que permitam ao aluno refletir e pensar acerca da CTSA no seu cotidiano. Diante dessas considerações, este trabalho foi desenvolvido para planejar o ensino do conteúdo de Eletroquímica sob a proposta CTSA para avaliar como licenciandos em Química concebem as relações CTSA para os processos de ensino e aprendizagem. Para isso, buscou-se responder a seguinte questão: “Qual a importância da proposta CTSA para a formação inicial do professor de Química?”. A coleta de dados qualitativos contou com a participação de oito residentes do Programa de Residência Pedagógica do curso Licenciatura em Química, os quais contribuíram com reflexões, respostas a questionários e entrevistas em grupo durante a aplicação da proposta CTSA para o ensino de Eletroquímica, intitulada: “Aparelhos eletro-portáteis e aparelhos eletrodomésticos: amigos ou inimigos?”. Os resultados obtidos foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva, de acordo com Moraes e Galiazzi (2006). Concluiu-se que, no início da pesquisa as concepções dos licenciandos acerca da perspectiva CTSA ainda evidenciavam a necessidade de tratar de maneira mais profunda o assunto, revelando a importância da pesquisa em contribuir para reelaboração de suas percepções. Sobretudo, a seriedade em abordar com mais efetividade aspectos atrelados a CTSA na formação inicial docente, no sentido de aprender como contemplar as necessidades do estudante, do professor em ter de pesquisar para planejar, aplicar e avaliar suas aulas via CTSA. Para pesquisas futuras, sugere-se a aplicação da proposta CTSA para o ensino de Eletroquímica.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Figueiredo, Márcia Camilo
dc.contributor.advisor-co1Gresczysczyn, Marcella Cristyanne Comar
dc.contributor.referee1Figueiredo, Márcia Camilo
dc.contributor.referee2Gresczysczyn, Marcella Cristyanne Comar
dc.contributor.referee3Lima, João Paulo Camargo de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:LD - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_COLIQ_2018_2_04.pdf2,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.