Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12329
Título: A composição de paródias musicais como recurso didático para o ensino de química orgânica
Título(s) alternativo(s): The composition of musical parodies as a teaching resource to teach organic chemistry
Autor(es): Storti, Ana Raquel
Orientador(es): Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino
Prática de ensino
Paródias
Chemistry - Study and teaching
Student teaching
Parodies
Data do documento: 21-Jun-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: STORTI, Ana Raquel. A composição de paródias musicais como recurso didático para o ensino de química orgânica. 2016. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016.
Resumo: Hoje em dia os estudantes estão se mostrando cada vez mais desinteressados nas aulas tradicionais de Química. Desta forma, faz-se necessário que os professores se reinventem, tentem inovar suas práticas e tragam para dentro de sala de aula atividades lúdicas que os estudantes se identifiquem, caso contrário, corre-se o risco de torná-los completamente alienados ao conteúdo científico trabalhado nesse contexto. O presente trabalho propôs aos estudantes, participantes da pesquisa, confeccionarem uma paródia sobre o conteúdo de Química orgânica após a aplicação de uma unidade didática, com o objetivo de analisar como a confecção dessas paródias pode ser um recurso facilitador da aprendizagem. As paródias confeccionadas foram interpretadas por meio da análise de conteúdo e, para verificar se a atividade foi promissora para a compreensão da Química orgânica, utilizou-se um questionário final. Dos resultados constatou-se que a maioria dos estudantes compreendeu o conteúdo trabalhado ao expressarem na letra da música conceitos de Química orgânica.
Abstract: Nowadays, students are proving increasingly disinterested in traditional classes of Chemistry. That way, each time more it is necessary for teachers to reinvente and try to innovate their lessons and bring into class recreational activities that students indentify themselves, otherwise, we run the risk of making them completely alienated to the scientific content worked in that context. This work proposed to the students, the research subjects, to produce a parody about the organic chemistry content after the application of a teaching unit, in order to analyze how the making of these parodies can be a facilitator learning resource. The parodies made were interpreted by content analysis and to verify whether the activity was promise for the understanding of organic chemistry, we used a final questionnaire. From the results it was found that most students understood the content worked to express the lyrics concepts of organic chemistry.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12329
Aparece nas coleções:LD - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_COLIQ_2016_1_02.pdf2,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.