Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12327
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Mucin, Danielle | |
dc.date.accessioned | 2020-11-16T11:58:39Z | - |
dc.date.available | 2020-11-16T11:58:39Z | - |
dc.date.issued | 2019-10-04 | |
dc.identifier.citation | MUCIN, Danielle. As TIC no documento BNCC: a química nesse contexto. 2019. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12327 | - |
dc.description.abstract | It is common to reflect on how technologies have influenced the habits of society. We are immersed in the digital age, and it is less and less a matter of adhesion but of adaptation for those born in another generation without this consolidating digital culture. Within this perspective, the Common National Curriculum Base (BNCC), proposed by the Ministry of Education (MEC) brings some notes on the use of technologies in Brazilian Education. The objective of this work was to analyze the nature of these notes in Chemistry Teaching. The work approach was qualitative with document analysis. The BNCC is an official document that has been built since 2014 and recently had its 3rd version available and approved. This serves to establish the common ground with minimum learning rights content of students of Basic Education and to expose competences and skills, comprised in thematic units, to be developed in students. From this basis, schools should organize their curriculum and pedagogical proposal. After analyzing the document, there was a gap regarding the use of TIC in Chemistry Teaching, since all of High School is not well structured. Authors who make this discussion were sought to fill the gap identified, bringing examples of educational software that can help chemistry high school teachers. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject | Software educacional | pt_BR |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.subject | Information technology | pt_BR |
dc.subject | Educational software | pt_BR |
dc.subject | Chemistry - Study and teaching | pt_BR |
dc.title | As TICs no documento BNCC: a química nesse contexto | pt_BR |
dc.title.alternative | The TIC in the BNCC document: chemistry in this context | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | É comum a reflexão sobre como as tecnologias vêm influenciando os hábitos da sociedade. Estamos imersos na era digital, e é cada vez menos uma questão de adesão, mas de adaptação para aqueles que nasceram em outra geração, sem essa cultura digital que se consolida. Dentro dessa perspectiva, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), proposta pelo Ministério da Educação (MEC) trás alguns apontamentos sobre o uso das tecnologias na Educação brasileira. O objetivo desse trabalho foi analisar a natureza desses apontamentos no Ensino de Química. A abordagem do trabalho foi qualitativa com análise documental. A BNCC é um documento oficial que veio sendo construído desde 2014 e recentemente teve sua 3° versão disponível e homologada. Este serve para estabelecer a base comum com conteúdos mínimos de direito de aprendizagem dos alunos da Educação Básica e para expor competências e habilidades, compreendidas em unidades temáticas, a serem desenvolvidas nos estudantes. A partir dessa base, as escolas devem organizar seu currículo e sua proposta pedagógica. Após análise do documento observou-se uma lacuna a respeito do uso das TIC no Ensino de Química, pois toda parte do Ensino Médio não está bem estruturada. Buscaram-se autores que fazem essa discussão para preencher a lacuna identificada, trazendo exemplos de softwares educacionais que possam auxiliar professores do Ensino Médio de Química. | pt_BR |
dc.degree.local | Londrina | pt_BR |
dc.publisher.local | Londrina | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Guerrini, Daniel | |
dc.contributor.referee1 | Guerrini, Daniel | |
dc.contributor.referee2 | Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia | |
dc.contributor.referee3 | Figueiredo, Márcia Camilo | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | LD - Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LD_COLIQ_2019_2_03.pdf | 455,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.