Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12292
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Camargo, Alessandro Felipe | |
dc.date.accessioned | 2020-11-16T11:41:52Z | - |
dc.date.available | 2020-11-16T11:41:52Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-18 | |
dc.identifier.citation | CAMARGO, Alessandro Felipe. Análise da capacidade de um estacionamento universitário utilizando a simulação computacional: estudo de caso de uma universidade no norte do Paraná. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Paraná, Londrina, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12292 | - |
dc.description.abstract | Considering that many problems can be generated by capacity limitation in a parking lot and the increasing number of vehicles, the simulation is an important tool for the capacity study, making possible the creation of scenarios as well as a better understanding of the current state. In this context, the present work approached the use of simulation in the analysis of parking capacity in a university located in northern Paraná. For this, a data collection was made that enabled the creation of a model that reproduced the actual operation of the parking lot. For that, possible scenarios limiting the capacity were created and analyzed. Such scenarios were idealized from the hypothesis of an increase in the demand for parking lot resulting from the change of period in one of the undergraduate courses offered by the university. The data analyzed were collected within a week with five school days (from 7am to 6.40pm), tabulated in Microsoft® Excel spreadsheets and simulated in FlexSim® environment. As a result of the study, it was found that in none of the scenarios created there were the registration of vehicles that could not park or even an average occupancy greater than 38% of available parking lots, thus, there is no evidence to confirm any limitation of university parking capacity. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Estacionamento de automóveis | pt_BR |
dc.subject | Simulação (Computadores) | pt_BR |
dc.subject | Universidades e faculdades | pt_BR |
dc.subject | Automobile parking | pt_BR |
dc.subject | Computer simulation | pt_BR |
dc.subject | Universities and colleges | pt_BR |
dc.title | Análise da capacidade de um estacionamento universitário utilizando a simulação computacional: estudo de caso de uma universidade no norte do Paraná | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Tendo em vista os diversos problemas que podem ser gerados pela limitação da capacidade em um estacionamento e o crescente aumento de veículos circulantes, a simulação se mostra uma importante ferramenta no estudo da capacidade, tornando possível a criação de cenários, assim como uma melhor compreensão do estado atual. Neste contexto, o presente trabalho abordou o uso da simulação na análise da capacidade de um estacionamento em uma universidade localizada no norte do Paraná. Para isso, realizou-se uma coleta de dados que viabilizou a criação de um modelo que reproduzisse o real funcionamento do estacionamento para que em seguida fossem criados e analisados possíveis cenários limitantes à capacidade. Tais cenários foram idealizados a partir da hipótese de um aumento na demanda por vagas resultante da mudança de período em um dos cursos de graduação oferecidos pela universidade. Os dados analisados foram coletados no período de uma semana com cinco dias letivos (das 7h às 18h40min), tabulados em planilhas eletrônicas do Microsoft Excel® e simuladas em ambiente FlexSim®. Como resultados do estudo, verificou-se que em nenhum dos cenários criados houve o registro de veículos que não conseguiram estacionar ou mesmo uma ocupação média maior que 38% das vagas disponíveis, não havendo assim indícios que confirmem qualquer limitação da capacidade no estacionamento da universidade. | pt_BR |
dc.degree.local | Londrina | pt_BR |
dc.publisher.local | Londrina | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Bruno Samways dos | |
dc.contributor.referee1 | Guerreiro, Erico Daniel Ricardi | |
dc.contributor.referee2 | Vargas, Tiago Bernardino | |
dc.contributor.referee3 | Santos, Bruno Samways dos | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | LD - Engenharia de Produção |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LD_COENP_2019_2_01.pdf | 1,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.