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dc.creatorAlmeida, Dilza da Silva-
dc.date.accessioned2015-06-02T20:28:08Z-
dc.date.available2015-06-02T20:28:08Z-
dc.date.issued2015-04-24-
dc.identifier.citationALMEIDA, Dilza da Silva. Um estudo sobre o uso da lousa digital interativa como ferramenta didática no ensino e aprendizagem de Física. 2015. [113] f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1227-
dc.description.abstractThis dissertation studies the use of the interactive whiteboard in the teaching of Physics in Secondary Education, especially through a Physics teacher-training course on the State schooling network of northern Paraná. In the beginning of this research, thirty-six active teachers of Physics in Basic Education answered an initial survey that consisted of ten questions. Most of the teachers surveyed expressed interest in being part of a continuing education course – that aimed to promote the use of the interactive whiteboard in Physics classes –, due to their lack of confidence to work with such didactic tool. After an examination of the initial survey, a group of twenty-eight Physics teachers attended a continuing education course about the use of the interactive whiteboard concerning the implementation of an educational product, which consisted of two Didactic Units of Physics designed for teachers who work with students on the first year of Secondary School. After the training course, the teachers answered a final survey that resulted in three categories after analysis, resembling the scrutiny from a study conducted by Glover and Miller (2002) in schools from the United Kingdom. Three teacher profiles were unveiled about the use of the interactive whiteboard: the interested ones, the partially interested ones, and the ones lacking interest. Six months later, one question only was asked to the teachers about the effective use of the interactive whiteboard in classrooms, and the results validate the analyses previously done, reinforcing the ranking in three categories.pt_BR
dc.description.sponsorshipAcompanha: Unidades didáticas: A cinemática do atletismo; A física do paraquedismo, p. 74pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectLousa interativapt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectInteractive whiteboardpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingpt_BR
dc.titleUm estudo sobre o uso da lousa digital interativa como ferramenta didática no ensino e aprendizagem de físicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação estuda o uso da lousa digital interativa no ensino de Física do Ensino Médio, especialmente através do curso de formação para professores de Física da rede pública estadual da região Norte do Paraná. No início desta investigação, 36 professores atuantes no ensino de Física na Educação Básica responderam a um questionário inicial composto de dez perguntas. A maioria dos professores entrevistados manifestou interesse em participar de um curso de formação continuada – que se destinava a promover a inserção da lousa digital nas aulas de Física –, por se sentirem inseguros para trabalhar com essa ferramenta didática. Após a análise do questionário inicial, um grupo de 28 professores de Física participou de um curso de formação continuada sobre o uso da lousa digital interativa envolvendo a aplicação de um produto educacional, que consistiu em duas Unidades Didáticas de Física elaboradas para professores que trabalham com alunos do 1º ano do Ensino Médio. Após o curso de formação, os professores responderam a um questionário final, cuja análise levou a três categorias, à semelhança com a análise realizada em um estudo de Glover e Miller (2002), em escolas do Reino Unido. Foram revelados três perfis dos docentes frente ao uso da lousa digital interativa: os interessados, os parcialmente interessados e os docentes pouco interessados. Seis meses depois, foi feita uma única e última pergunta aos professores, sobre o uso efetivo da lousa digital em sala de aula, e os resultados corroboram as análises feitas anteriormente, reforçando a classificação em três categorias.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Goya, Alcides-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
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