Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12276
Título: | A atuação da avaliação do docente pelo discente na qualidade do ensino no curso de engenharia de produção na UTFPR - Campus Londrina |
Autor(es): | Vieira Filho, Adilson Carlos |
Orientador(es): | Tondato, Silvana Rodrigues Quintilhano |
Palavras-chave: | Ensino superior - Avaliação Professores - Avaliação por estudantes Desempenho Education, Higher - Evaluation Student evaluation of teachers Performance |
Data do documento: | 24-Jun-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | VIEIRA FILHO, Adilson Carlos. A atuação da avaliação do docente pelo discente na qualidade do ensino no curso de engenharia de produção na UTFPR - Campus Londrina. 2019. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019. |
Resumo: | O trabalho apresentado conta uma metodologia quantitativa e qualitativa aplicada, com o objetivo de analisar os resultados obtidos na Avaliação do Docente pelo Discente, no ano letivo de 2018, do curso de Engenharia de Produção na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Londrina. Além dos resultados obtidos, analisou-se também a ferramenta de Avaliação, considerando quais foram os quesitos utilizados na Avaliação do Docente pelo Discente, como o trabalho possui um caráter explicativo, analisa-se também quais foram as ações tomadas pelo DEPED (Departamento de Pedagogia) e DIRGRAD (Diretoria de Graduação e Educação Profissional). Essas análises, caracterizaram o trabalho como um estudo de caso, já que considerou-se diversos fatores que compõem os resultados obtidos na Avaliação dos Docentes pelos Discentes. Tais análises consideraram como base as diretrizes que o Sistema de Avaliação no Ensino Superior no Brasil, SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), CPA (Comissão Própria de Avaliação da UTFPR) e a Lei 10.861/2004. À partir dessas considerações, analisou-se os resultados obtidos nas avaliações realizadas nos semestres 2018/1 e 2018/2 e com a realização de uma entrevista com os responsáveis pelo DEPED e DIRGRAD, esperou-se identificar quais foram às ações tomadas pelos departamentos responsáveis tanto para melhoria no desempenho dos docentes como para manutenção dos mesmos. |
Abstract: | The present work applied a quantitative and qualitative methodology to analyze the results of the Evaluation of the Teachers by the Student made by the Production Engineering students in the academic year of 2018 at Federal University of Technology - Paraná, Londrina campus. In addition to the results obtained, the evaluation tool was also analyzed. It was considered the used questions at the Evaluation as the actions taken by DEPED (Department of Pedagogy) and DIRGRAD (Direction of Graduation and Professional Education) of the university because the explanatory character of the research. These guidelines characterizes the work as a case study since it considered several factors that compose the obtained results of the Evaluation. For this analyzes it was considered as a base the guidelines of the System of Evaluation in Higher Education in Brazil, SINAES (National System of Evaluation of Higher Education), CPA (UTFPR's Own Evaluation Commission) and the Law 10,861/ 2004. Thereby it was analyzed the results obtained on the evaluations of the 2018/1 and 2018/2 semesters beyond an interview made with the DEPED and DIRGRAD officials. It is expected to identify the actions taken by the responsible departments both to improve teacher's performance and to maintain good practices. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12276 |
Aparece nas coleções: | LD - Engenharia de Produção |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LD_COENP_2019_1_01.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.