Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12208
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGuimarães, Bárbara Silva Sales
dc.date.accessioned2020-11-16T11:22:57Z-
dc.date.available2020-11-16T11:22:57Z-
dc.date.issued2018-06-18
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Bárbara Silva Sales. Estudo do tratamento superficial de fibras de carbono para aplicação no setor aeronáutico. 2018. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12208-
dc.description.abstractCarbon fibers have unique properties and are the subject of research that reconciles art, science and technology. One of its most valuable applications is reinforcement in composites of thermosetting matrix in the aeronautical sector. The study to improve the interfacial adhesion between reinforcement and the matrix, since the interface is the place where more structural failures occur, is an important advance for the area of composite materials. The objective of this work was the application of an oxidative surface treatment in carbon fibers using nitric acid, where carbon fibers with 3K filaments and 12K filaments were used. The application time was 60 minutes and the methodology used was by immersion. After the appropriate surface treatment, cleaning and drying, composites were made using epoxy resin as support. The same was done using carbon fibers without surface treatment for the comparison of the mechanical and morphological properties. Traction tests, pycnometry, energy dispersive X ray spectroscopy and scanning electron microscopy were applied for the study of interfacial adhesion enhancement. Efficient surface morphological changes were achieved in carbon fibers, altering the roughness and percentages of chemical elements that will interact with the epoxy resin. The values of the mechanical properties, such as tensile strength and modulus of elasticity, increased by 11% and 26% for the composites using the treated 3K carbon fibers and a 6% and 16% increase for the composites that used the 12K carbon fibers treated.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFibras de carbonopt_BR
dc.subjectÁcido nítricopt_BR
dc.subjectMateriais compostospt_BR
dc.subjectAdesãopt_BR
dc.subjectMateriais - Propriedades mecânicaspt_BR
dc.subjectCarbon fiberspt_BR
dc.subjectNitric acidpt_BR
dc.subjectComposite materialspt_BR
dc.subjectAdhesionpt_BR
dc.subjectMaterials - Mechanical propertiespt_BR
dc.titleEstudo do tratamento superficial de fibras de carbono para aplicação no setor aeronáuticopt_BR
dc.title.alternativeCarbon firbers surface treatment study for application in the aeronautical industrypt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoFibras de carbono apresentam propriedades singulares e são alvo de pesquisas que conciliam arte, ciência e tecnologia. Uma de suas mais valiosas aplicabilidades é como reforço em compósitos de matrizes termorrígidas no setor aeronáutico. O estudo para aprimorar a adesão interfacial, já que é o local onde mais ocorrem falhas estruturais, entre reforço e matriz, é um importante avanço para a área de materiais compósitos. O objetivo deste trabalho foi a aplicação de um tratamento superficial oxidativo nas fibras de carbono utilizando ácido nítrico, onde foram usadas fibras de carbono com 3K filamentos e com 12K filamentos. Após o tratamento superficial, limpeza e secagem adequadas, foram feitos compósitos utilizando resina epóxi como matriz. O mesmo foi feito utilizando fibras de carbono sem tratamento superficial para o âmbito de comparações das propriedades mecânicas e morfológicas. Testes de tração, picnometria, espectroscopia de raios X por dispersão em energia e de microscopia eletrônica de varredura foram usados para a investigação das alterações realizadas. Mudanças morfológicas superficiais nas fibras de carbono foram observadas, alterando a rugosidade e as percentagens de elementos químicos que interagem com a resina epóxi. Os valores das propriedades mecânicas, como resistência à tração e módulo de elasticidade, obtiveram acréscimo de 11% e 26% para os compósitos que utilizaram as fibras de carbono 3K tratadas e, um aumento de 6% e 16% para os compósitos que utilizaram as fibras de carbono 12K tratadas.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Luiz Eduardo de
dc.contributor.advisor-co1Cairo, Carlos Alberto Alves
dc.contributor.referee1Rosário, Francisco
dc.contributor.referee2Florian, Márcio
dc.contributor.referee3Carvalho, Luiz Eduardo de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia de Materiaispt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICApt_BR
Aparece nas coleções:LD - Engenharia de Materiais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_COEMA_2018_1_01.pdf2,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.