Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11872
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFaccin, João Guilherme
dc.date.accessioned2020-11-14T17:46:57Z-
dc.date.available2020-11-14T17:46:57Z-
dc.date.issued2013-12-04
dc.identifier.citationFACCIN, João Guilherme. Visualização interativa para o ensino de programação lógica em Prolog. 2013. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11872-
dc.description.abstractThis research focuses on the difficulties faced by learners of languages based on logic programming paradigm, turning specifically to the Prolog language learning. From an introduction to Prolog are discussed concepts like recursion and retroaction as well as the use of external representations as teaching aid. The proposed solution seeks support in the areas of Algorithms Visualization and Interactive Learning Environments. In order to mitigate the difficulties that make up the research problem, it proposes the use of multiple external representations implemented in an interactive learning environment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectProgramação (Computadores)pt_BR
dc.subjectProgramação lógica (Computação)pt_BR
dc.subjectPROLOG (Linguagem de programação de computador)pt_BR
dc.subjectComputer programmingpt_BR
dc.subjectLogic programmingpt_BR
dc.subjectProlog (Computer program language)pt_BR
dc.titleVisualização interativa para o ensino de programação lógica em Prologpt_BR
dc.title.alternativeInteractive visualization for teaching logic programming in Prologpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa incide sobre a dificuldade enfrentada por aprendizes de linguagens baseadas no paradigma lógico de programação, voltando-se especificamente ao aprendizado da linguagem Prolog. A partir de uma introdução ao Prolog discutem-se conceitos como retroação e recursividade, bem como a utilização de representações externas como auxílio didático. A solução proposta busca amparo nas áreas de Visualização de Algoritmos e de Ambientes Interativos de Aprendizagem. A fim de atenuar as dificuldades que compõem a problemática da pesquisa, propõe-se a utilização de múltiplas representações externas implementadas em um ambiente interativo de aprendizagem.pt_BR
dc.degree.localGuarapuavapt_BR
dc.publisher.localGuarapuavapt_BR
dc.contributor.advisor1Krynski, Eleandro Maschio
dc.contributor.referee1Krynski, Eleandro Maschio
dc.contributor.referee2Porfirio, Andres Jessé
dc.contributor.referee3Marczal, Diego
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programTecnologia em Sistemas para Internetpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Aparece nas coleções:GP - Tecnologia em Sistemas para Internet

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GP_COINT_2013_2_01.pdf957,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.