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dc.creatorHeinen, Eduarth
dc.date.accessioned2020-11-14T17:46:39Z-
dc.date.available2020-11-14T17:46:39Z-
dc.date.issued2015-12-03
dc.identifier.citationHEINEN, Eduarth. Raspiblocos: ambiente de programação didático baseado em Raspberry Pi e Blockly. 2015. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11855-
dc.description.abstractThis project details a visual programming environment able to translate instructions, represented by building blocks, into actions performed by components of a concrete robotic model. The environment’s interface was implemented with Blockly library, and the robotic model with the single board computer Raspberry Pi. As a differential technology, it is an open-source initiative where the same piece of hardware acts as a host for a web application, accessible through wifis, and as a controller of the electronic components. With this, the experiments can be easily replicated. The tool provides experiments in programming and robotics build by the students acting as a motivational and enhancement factor in learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectRobóticapt_BR
dc.subjectRaspberry Pi (Computador)pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectRoboticspt_BR
dc.subjectRaspberry Pi (Computer)pt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleRaspiblocos: ambiente de programação didático baseado em Raspberry Pi e Blocklypt_BR
dc.title.alternativeRaspiblocos: educational programming environment based on Raspberry Pi and Blocklypt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste projeto detalha um ambiente de programação visual capaz de traduzir instruções, representadas por blocos encaixáveis, em reações nos componentes de um modelo robótico físico. A interface do ambiente foi implementada com a biblioteca Blockly e o modelo robótico com o minicomputador Raspberry Pi. Como diferencial tecnológico, trata-se de uma iniciativa de código aberto, em que o mesmo minicomputador atua como hospedeiro de uma aplicação web, acessível por wi-fi, e controlador dos componentes. Com isso, os experimentos são facilmente replicados. A ferramenta promove que sejam construídas experiências em programação e robótica por alunos, atuando como fator motivacional e de aprofundamento no ensino.pt_BR
dc.degree.localGuarapuavapt_BR
dc.publisher.localGuarapuavapt_BR
dc.contributor.advisor1Krynski, Eleandro Maschio
dc.contributor.advisor-co1Marczal, Diego
dc.contributor.referee1Krynski, Eleandro Maschio
dc.contributor.referee2Marczal, Diego
dc.contributor.referee3Porfirio, Andres Jessé
dc.contributor.referee4Barfknecht, Maurício
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programTecnologia em Sistemas para Internetpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
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