Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11854
Título: Mobilectures: sistema para promover interatividade em eventos acadêmicos por meio de dispositivos móveis
Título(s) alternativo(s): Mobilectures: system to promote interactivity in academic events through mobile devices
Autor(es): Silva, Rehnan Carlos Carolino da
Orientador(es): Marczal, Diego
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Smartphones
Tablet (Computadores)
Educational technology
Tablet computers
Data do documento: 3-Dez-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Guarapuava
Citação: SILVA, Rehnan Carlos Carolino da. Mobilectures: sistema para promover interatividade em eventos acadêmicos por meio de dispositivos móveis. 2015. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2015.
Resumo: Em virtude do grande avanço da tecnologia móvel nas últimas décadas, é cada vez mais comum encontrar alunos portando algum tipo de dispositivo móvel em ambientes de ensino, seja um smartphone, tablet, notebook ou celular. Com isso, surge a grande oportunidade de se beneficiar dessa tecnologia como meio dinâmico e interativo aplicado no processo de ensino-aprendizagem. Neste trabalho é apresentado a proposta e o desenvolvimento de uma ferramenta de auxílio para promover interatividade em ambientes de ensino, como em palestras, oficinas, minicursos e aulas expositivas por meio de aplicativos móveis. A ferramenta consiste em duas aplicações: 1) Um sistema web, onde o ministrante pode gerenciar sessões de ensino, gerenciar questionários objetivos (quizzes) e enquetes, além de poder também receber dúvidas enviadas pelo público ouvinte; 2) Um aplicativo móvel, meio pelo qual os ouvintes de uma sessão de ensino podem interagir com o ministrante, participando de questionários quizzes e enquetes, que são recebidos durante a exposição do conteúdo de uma sessão de ensino. O aplicativo também permite o envio de dúvidas para o ministrante. O intuito da ferramenta é tornar as sessões de ensino mais interativas. Assim de acordo com os experimentos realizados observou-se que a ferramenta tornou as sessões de ensino mais interativas, proporcionando maior interação entre aluno e professor.
Abstract: Due to the great advancement of mobile technology in recent decades is increasingly common to find students carrying some sort of mobile technology in teaching environments, such as smartphones, tablets, laptops or mobile phone. This brings a great opportunity to apply this technology in the teaching-learning process, as a tool that can promote interactive and dynamic classes. This paper presents the Mobilectures support tool, a system to promote interactivity in educational environments, such as lectures, workshops, short courses and lectures through mobile applications. The tool consists of two applications: 1) A web system, where the lecturer can manage teaching sessions, manage questionnaires goals (quizzes) and polls, and can also receive inquiries sent by the listening public; 2) A mobile application, by which listeners of a teaching session can interact with the lecturer, participating in quizzes, polls and send doubts about the lecture, during the exposure of the contents. Thus, according to the experiments carried out it was observed that the tool can made educational sessions more interactive, providing interaction between students and lecturers.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11854
Aparece nas coleções:GP - Tecnologia em Sistemas para Internet

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GP_COINT_2015_2_04.pdf7,9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.